Coimbra

PCP defende Unidade de Cuidados Continuados no antigo Hospital do Lorvão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-01-2019

O PCP de Penacova defendeu hoje a instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados no antigo Hospital do Lorvão, situado naquele concelho do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

A estrutura concelhia rejeita a proposta do Governo de incluir o antigo Hospital do Lorvão, instalado num monumento nacional, no programa REVIVE, que prevê a valorização e reparação de património sem uso para fins turísticos.

“A Comissão Concelhia rejeita esta intenção e teimosia do governo minoritário do PS em entregar o património público imobiliário a entidades privadas especulativas, através do REVIVE ou de qualquer outro programa que prive a população do usufruto do que é de todos”, refere aquela estrutura, em comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Para o PCP de Penacova, “o único programa que pode fazer reviver o Mosteiro de Lorvão é aquele que é proposto pelo Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão, que passa pela requalificação do edifício e a instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados, na parte do antigo hospital”.

A instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados no imóvel e a sua integração na rede nacional é defendida numa petição entregue na Assembleia da República, entregue em outubro, com mais de sete mil assinaturas, que foi enviada para agendamento da apreciação e discussão em plenário.

PUBLICIDADE

publicidade

“É este o desejo das mais de sete mil pessoas que assinaram a petição promovida por aquele movimento e que tem tido o apoio de muitas outras pessoas e instituições que se têm manifestado favoráveis a esta causa tão nobre e humana”, refere o PCP.

Segundo os comunistas, quando a petição foi debatida na Comissão Parlamentar de Saúde, “todos os partidos manifestaram uma grande concordância em torno dos objetivos da petição e elogiaram o trabalho desenvolvido pelo movimento”.

“Se este apoio é dado de forma sincera e clara, então é preciso que não existam diferenças entre PS e o Governo PS, entre os deputados da região e do restante território, bem como das autarquias sejam elas do PS ou PSD, ou outros”, lê-se no documento.

O Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão reúne na tarde de hoje com a Administração Regional de Saúde do Centro para abordarem a questão da reconversão das instalações do antigo Hospital Psiquiátrico em Unidade de Cuidados Continuados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE