Deputados

PCP alerta para carência de meios humanos no hospital da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-06-2014

 A deputada do PCP Rita Rato alertou hoje, na Figueira da Foz, para a carência de meios humanos na “esmagadora maioria” das unidades hospitalares do país e instou o Governo a abrir concursos para suprir as necessidades.

PUBLICIDADE

“Voltámos a confirmar que a situação do hospital distrital da Figueira da Foz [HDFF], à semelhança do que se passa na esmagadora maioria das unidades hospitalares do país, se prende com a carência de meios humanos, designadamente em virtude de aposentações”, disse Rita Rato à agência Lusa, no final de uma reunião com a administração do HDFF.

A deputada comunista frisou que em menos de dois anos o hospital da Figueira da Foz “perdeu cerca de 80 profissionais” e apelou ao Governo para que promova concursos públicos para preenchimento dos lugares “e não através de empresas de trabalho temporário”.

PUBLICIDADE

“Sabemos que a administração tem feito um esforço para poder converter alguns desses contratos de prestação de serviços em integração aqui no hospital, que aguardam autorização do Governo para tal”, adiantou Rita Rato, anunciando que o grupo parlamentar do PCP irá dirigir uma pergunta ao ministro da Saúde alertando para a situação e exigindo a autorização da tutela “para suprir necessidades permanentes” do hospital da Figueira da Foz.

Outra questão discutida na visita de hoje prendeu-se com “a necessidade de investimento volumoso” para reforçar as condições materiais do bloco operatório do HDFF, disse Rita Rato.

PUBLICIDADE

publicidade

Alegou que a unidade hospitalar não possui essa disponibilidade financeira e “só um investimento público por parte da tutela do ministério da Saúde” é que pode assegurar a intervenção e requalificação do bloco operatório, estimada em cerca de dois milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE