Coimbra

Paulo Leitão acusa ADN de tirar o quarto deputado à AD no distrito de Coimbra

António Alves | 2 meses atrás em 10-03-2024

A Aliança Democrática (AD) ficou a cerca de 800 votos de eleger o quarto deputado no distrito de Coimbra. O líder da distrital social-democrata aponta o equívoco ADN como a causa mais do que provável para o resultado obtido pela coligação.

PUBLICIDADE

Depois da euforia às 20:00, a sede do PSD foi esmorecendo com o anúncio dos resultados ao longo das duas horas seguintes. E o “balde de água fria” a nível distrital aconteceu quando, depois das 22:00, foram conhecidos os resultados da maior freguesia do concelho de Coimbra – Santo António dos Olivais -, que levou a que a obtenção do quarto deputado tivesse ficado a cerca de 800 votos de distância.

Quem acabou por ganhar o último mandato distrital acabou por ser o Chega que, desta forma, passa a ter dois deputados na próxima legislatura. Em declarações aos jornalistas, Paulo Leitão afirmou que a coligação obteve mais 10.000 votos e venceu em mais concelhos do que nas eleições de 2022.

PUBLICIDADE

“Tivemos um ganho de votos e de expressão territorial, mas infelizmente se não fosse o equívoco eleitoral do ADN, que obteve no distrito 2.500 votos, isso permitiria a nossa eleição do quarto deputado”, afirmou.

Apesar da derrota, o líder da distrital PSD reconhece que os votos do distrito irão, com toda a certeza, ajudar à vitória da coligação a nível nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado sobre uma possível ligação destes resultados com as eleições autárquicas do próximo ano, Paulo Leitão não quis tirar ilações até porque a coligação obteve vitórias em concelhos liderados pelo PS.

A cabeça de lista Rita Alarcão Júdice agradeceu o trabalho desenvolvido pela direção de campanha e candidatos que trabalharam pelos melhores resultados possíveis.

Sobre os resultados, a advogada – que foi eleita em conjunto com Maurício Marques e Martim Syder – disse que sente “uma vontade de mudança” nos eleitores do distrito.

“Estes resultados são sólidos, são fortes e dão-nos a confiança de continuar a trabalhar em prol do distrito e é isso que vamos fazer com esta equipa extraordinária”, disse.

Veja o Direto com a conferência de imprensa de Paulo Leitão e Rita Júdice

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE