Carteira

Patrões, sindicatos e Governo debatem hoje acordo de salários

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-10-2022

A Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) reúne-se hoje ao final da tarde para debater o “acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade”, de acordo com uma nota.

PUBLICIDADE

A reunião plenária, que irá contar com o Governo e os parceiros sociais, isto é, as confederações patronais e as confederações sindicais, segue-se à proposta do Governo, no passado dia 28 de setembro, que foi criticada pelos parceiros sociais, que a consideraram “vaga”, apesar de a ministra do Trabalho garantir que “os números existem” e têm como suporte previsões do cenário macroeconómico.

As críticas dos parceiros sociais foram proferidas à saída da reunião da Concertação Social, de 28 de setembro, onde o Governo apresentou a proposta para o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, salários e competitividade.

PUBLICIDADE

publicidade

“O que apresentámos aos parceiros sociais foi uma base para as negociações que agora vão seguir, os números já existem, são para ser concretizados, já temos as previsões, aliás, tudo o que apresentámos tem como suporte os cenários macroeconómicos daquelas que são as perspetivas de crescimento e de evolução”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, nesse dia.

Quanto à proposta para aumentar o salário mínimo, em 2023, com um diferencial adicional para compensar a inflação, a ministra não avançou números, afirmando que o objetivo é assegurar que “não há perda do poder de compra” para estes trabalhadores no próximo ano.

PUBLICIDADE

Do lado dos parceiros sociais, o presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, considerou que no documento “o Governo quantificou salários, mas não a política fiscal”, referindo-se, por um lado, à proposta de aumentos salariais de 4,8% anuais até 2026 defendidos pelo executivo e, por outro, à descida seletiva do IRC para a qual não foram indicados valores.

Também o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, sublinhou que o documento “não quantifica” as medidas relativas às empresas e considerou as propostas “abstratas”.

Já o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes, disse que “o documento é muito vago” e que a proposta do Governo “não é uma base aceitável para um acordo” por não conter um ajustamento das medidas à evolução da economia.

“Sobre a baixa da carga fiscal, as medidas não são suficientemente fortes para aliviar a pressão sobre as empresas”, afirmou Vieira Lopes, defendendo que são necessárias “medidas transversais”.

O Governo propõe uma descida seletiva do IRC para empresas que aumentem salários e que invistam em investimento e investigação, sem indicar valores.

O secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, disse que “este é um documento de princípios” e criticou a falta de medidas para o setor.

“O Governo tem de concretizar aquilo que propõe de forma vaga”, considerou Luís Mira, acrescentando que também está por esclarecer como será concretizada a proposta do executivo para aumentos salariais de 4,8% ao ano até 2026.

Do lado das centrais sindicais, o líder da UGT, Mário Mourão, sublinhou que “este é um documento de partida, não de chegada”, indicando que hoje, 06 de outubro, se iriam realizar reuniões bilaterais entre Governo e parceiros.

“É desejável que haja um acordo, mas a UGT não o fará a qualquer preço”, realçou Mário Mourão, indicando que há falta de clareza na proposta de aumentos dos salários e também no objetivo de atualizar o salário mínimo nacional tendo em conta a inflação.

Segundo a UGT, os 4,8% de aumentos salariais são “um referencial” para a negociação coletiva, mas destacou que neste campo negocial as partes são livres para decidir.

A líder da CGTP, Isabel Camarinha, considerou que o referencial salarial “acaba por ser um teto e não uma base de negociação” e defendeu que o valor proposto “não repõe o poder de compra perdido e não valoriza os trabalhadores”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE