Deputados

Parlamento vai pedir documentação sobre linhas de apoio à economia revela Pedro Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-06-2020

Os deputados da comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação decidiram solicitar a documentação sobre o protocolo relativo às linhas de apoio à economia – covid-19, foi anunciado pelo deputado pelo círculo de Coimbra que integra a comissão.

PUBLICIDADE

O requerimento apresentado pelo PSD foi aprovado “por unanimidade” na reunião de terça-feira, disse hoje à Lusa o vice-presidente da comissão parlamentar de Economia, Pedro Coimbra.

PUBLICIDADE

Em causa está um pedido de documentação sobre o protocolo assinado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, pelas instituições de crédito e pela SPGM – sociedade de investimento referente às linhas de apoio à economia – covid-19.

Estas linhas, no montante global de 6.200 milhões de euros, abrangem apoios à atividade económica, turismo, restauração e similares, segundo a informação disponibilizada no ‘site’ do IAPMEI.

PUBLICIDADE

publicidade

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à covid-19 em 33.261 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+0,8%) e mais 366 casos de infeção (+1,1%).

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que na sexta-feira foi prolongada até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório apenas para pessoas doentes e em vigilância ativa e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

Novas medidas entraram em vigor na segunda-feira, 01 de junho, com destaque para a abertura dos centros comerciais (à exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde continuarão encerrados até quinta-feira, pelo menos), dos ginásios ou das salas de espetáculos.

Estas medidas juntam-se às que entraram em vigor no dia 18 de maio, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

No sábado, regressaram as cerimónias religiosas comunitárias enquanto a abertura da época balnear acontecerá no sábado, 06 de junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE