Vamos

“Paragem 43”: O restaurante que nasceu “à pressa” com número de porta e conquistou Alvoco das Várzeas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 15 segundos atrás em 21-11-2025

Em Alvoco das Várzeas, concelho de Oliveira do Hospital, o número 43 não é apenas uma porta: é também o nome de um espaço gastronómico que celebra a tradição regional e os petiscos caseiros.

O “Paragem 43” surgiu quase por acaso, mas rapidamente conquistou o gosto dos locais e visitantes.

O proprietário, Rui Mendes, recorda como tudo começou: “Tive que abrir isto muito à pressa. Comprei o espaço e resolvi abrir de uma semana para a outra para apanhar um feriado e aproveitar logo um fim de semana em cheio. Pensei num nome e, como era aqui a paragem do autocarro, ficou Paragem 43, que é o número da porta do estabelecimento.” O espaço está em funcionamento há 7 anos e combina tradição e inovação no serviço e na organização do espaço.

PUBLICIDADE

A sala principal apresenta um conceito inovador, com bancos ajustáveis na parede que permitem acomodar grupos de diferentes tamanhos: “Podemos colocar uma mesa retangular e dá para aí umas 40 pessoas sentadas.” O estabelecimento conta ainda com um quiosque exterior, criado durante a pandemia, para servir clientes ao ar livre, com opções como cachorros, bifanas e kebabs. Rui explica: “A ideia foi uma mais-valia, para chamar atenção e servir também na esplanada.”

Com 10 anos de experiência na restauração, Rui confessa que a sua trajetória começou longe dos tachos e panelas: “Sempre gostei da restauração, ajudava e cozinhava lá em casa. Mas antes trabalhei na construção civil. Em 2011 e 2012, a construção baixou muito e decidi mudar de rumo.” Depois de passagens por Angola e Guiné-Bissau, o empresário regressou a Portugal para abrir o Paragem 43 e ficar mais próximo da família.

O cardápio do Paragem 43 privilegia os petiscos e a comida regional: “Costumo servir punheta de bacalhau, chouriça assada, pica-pau, tábuas de queijo e presunto da serra, moelas, e tábuas de grelhados”, revela. Além disso, todos os dias há pratos diários adaptados ao movimento da casa, com preço acessível: “Uma diária, com sobremesa, café e bebida, fica em 12,50 euros.”

O Paragem 43 é mais do que um restaurante: é um ponto de encontro que alia tradição, inovação e hospitalidade, com espaço suficiente para grupos pequenos ou grandes, mantendo o charme e o conforto que tornaram o estabelecimento um destino obrigatório em Alvoco das Várzeas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE