A vereadora socialista Regina Bento questionou o executivo municipal relativamente ao arranque das obras consignadas em 2021.
Na intervenção feita durante o Período Antes da Ordem do Dia, a autarca lembrou que em abril de 2025 “foi noticiado que a construção, concessão e exploração do Centro Desportivo Integrado de Celas, cuja contrapartida para o Município é a reabilitação do Campo Municipal da Arregaça, já podia avançar, uma vez que os projetos de arquitetura teriam sido aprovados pela Câmara”.
PUBLICIDADE
Tendo a adjudicação sido feita ainda no mandato do Partido Socialista, em abril de 2021, Regina Bento questionou o facto da cidade continuar “privada da Piscina de Celas”, bem como disse que no “Campo da Arregaça continuam a ser praticadas atividades desportivas em condições muito precárias”.
Durante esta intervenção, o presidente da câmara José Manuel Silva afirmou foi necessário resolver alguns problemas com o Instituto de Desporto, mas que está “tudo ultrapassado e aprovado” e que o arranque das obras está dependente da vontade do promotor.
A vereadora Ana Bastos explicou que está tudo licenciado há meio ano, mas que o concessionário ainda não pagou as taxas urbanísticas.
Recorde-se que o município abriu o concurso público para estas duas empreitadas em 26 de novembro de 2020, tendo a empresa Bom Pulso Lda vencido o concurso.
Desde a consignação, a diretora-executiva da empresa que detém os ginásios Phive em Coimbra afirmou que pretendia avançar em 2024 com as obras de construção do Centro Desportivo Integrado de Celas, que inclui a piscina municipal.
Em fevereiro do ano passado, Alexandra Gós referia que o projeto da Arregaça já estava aprovado, mas faltavam as especialidades.
De acordo com o concurso público, o Centro Desportivo Integrado de Celas será um espaço com “uma área de ginásio de mil metros quadrados, uma piscina de 25 metros – a que será reabilitada -, uma piscina exterior, campos de padel, parede de escalada, salas para aulas de grupo, fisioterapia, uma clínica e área de spa”.
Já o Campo Municipal da Arregaça vai passar a dispor de um novo edifício de apoio à prática desportiva, que substituirá as instalações de apoio existentes. Trata-se de um novo imóvel, com dois pisos, que irá albergar várias valências, nomeadamente balneários para atletas e árbitros, sala de primeiros socorros, de reuniões e de direção, um ginásio para a prática de ginástica artística, instalações sanitárias públicas e um equipamento de restauração no rés-do-chão, articulado com uma praça a criar a poente do edifício.
No processo, o concessionário chegou a pedir a substituição da execução da requalificação das instalações de apoio do Campo da Arregaça pela entrega do montante estabelecido no concurso público, mas a Câmara optou por manter a situação que tinha sido contratualizada.
PUBLICIDADE