Coimbra

Para: presidencia@cm-coimbra.pt. Assunto: Sol em Eiras chuva em Pombal (com documentos)

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 30-07-2023

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e esforçado influencer José Manuel Silva,

PUBLICIDADE

Assunto: A verdade (bem) documentada

No dia 26 de julho, Notícias de Coimbra publicou uma notícia intitulada” Câmara de Coimbra quer comprar por “7” o que há uns meses foi vendido “1”, onde se podia ler que a autarquia se preparava para comprar um terreno na periferia da cidade quem em poucos meses “valorizou uns 600-700%”.

PUBLICIDADE

A notícia, feita com base em documentos disponíveis em bases abertas e ao dispor de todos, adiantava que o Munícipio de Coimbra quer comprar por 745 000,00€ um pedaço de terra que no final de 2022 tinha sido adquirido por  112.000,00€, ou seja, por cerca de 7 vezes menos.  

O nosso jornal limitou-se a apresentar factos, sem ter a presunção de avaliar se é um bom ou mau negócio e até desvalorizou que os promitentes vendedor e comprador sejam oriundos das terras onde por estas alturas celebram o Bodo.

PUBLICIDADE

publicidade

Logo de seguida, do alto do seu púlpito no Facebook, o senhor José Manuel Silva,  que “acumula” as funções de influencer com as de líder do município não desmente nada do que foi publicado e atenta contra a liberdade de imprensa ao escrever que “Procurando influenciar negativamente uma importante decisão da Assembleia Municipal, o Notícias de Coimbra constrói uma notícia falsa, descredibilizando-se irremediavelmente como órgão da comunicação social”.

No final desse dia, a agência de informação Lusa emitiu um “despacho” onde afirma que a “Câmara de Coimbra recuou na compra de um terreno que seria destinado à construção de habitação para arrendamento acessível, depois de ter vindo a público que aquele imóvel terá sido comprado pelo proprietário por um sétimo do valor”.

A agência reporta o que foi decidido por José Manuel Silva, agora noutro palanque, em plena Assembleia Municipal de Coimbra, onde afirmou que o município foi “surpreendido” pela notícia publicada pelo NDC, “que considera que conta apenas “uma pequena parte da história” e que tem uma “narrativa difamante”, mas que levanta questões “não explicadas” sobre o negócio entre o proprietário e o Crédito Agrícola de Pombal”, afiançando  “que se passa nesse banco não sei nem posso saber, mas vou comunicar ao Ministério Público para que investigue o que se passou”.

Seguindo uma cartilha familiar e que nos é familiar, o senhor autarca e ativista das redes sociais tem colocado em causa a minha reputação e a do Notícias de Coimbra, com o singelo objetivo de provocar o estrangulamento financeiro e o silenciamento do jornal menos “prefeito” do município conimbricense.

Se eu não voltar a morrer outra vez, serei o último a rir. A sério! 

Não vai conseguir “cortar o pio” ou “fazer a folha” a este que se assina: 

Fernando Moura | Diretor Notícias de Coimbra

(opinião pessoal e transmissível)

OS DOCUMENTOS: 

30 DE DEZEMBO DE 2022- A ESCRITURA

22 DE MAIO DE 2023 – O FUNDAMENTO

22 DE MAIO DE 2023 – CERTIDÃO PERMANENTE

 

27 DE MAIO DE 2023 –  A AVALIAÇÃO

 

22 DE MAIO DE 202o – INFORMAÇÃO PRÉVIA (com protagonistas alheios a esta transação)

 

 

Código para a consulta de certidão notarial permanente: CN-EF1F2AC1-9E08-48FF-8F1F-3F5512FA9273. Os outros documentos podem ser consultados na CMC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE