Coimbra

Paco Bandeira com Filarmónica Lyra Barcoucense na Mealhada

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-12-2018

O Cineteatro Municipal Messia, na Mealhada recebe, no sábado, dia 8 de dezembro, um concerto único, que coloca em palco o cantor Paco Bandeira e a banda Filarmónica Lyra Barcoucense. 

PUBLICIDADE

Paco Bandeira, que regressa aos espetáculos após anos de afastamento, deverá revisitar toda uma carreira que faz parte do cancioneiro de grande parte dos portugueses do pós 25 de abril, recordando sucessos como “A minha cidade” (mais conhecido por “Ó Elvas, Ó Elvas”), “Minha quinta sinfonia”, “Chula da Livração” ou “A ternura do quarenta”.

PUBLICIDADE

Paco Bandeira começou como guitarrista e vocalista do grupo “Cuban Boys”, com o qual deu vários concertos em Portugal e Espanha. Venceu o 1.º Festival da Canção da Guarda, em 1971, com a canção “Sigo Cantando”, e, em 1972, ficou em 2.º lugar, no Festival RTP da canção, com “Vamos cantar de pé”. Seguiu-se uma época de grandes sucessos, com o cantor a percorrer o mundo. Em 1980 edita o álbum “Malhas, malhões e outras canções”, com arranjos de Pedro Osório, com temas como “Tempo de valsa” ou “Flor da esperança”, “Minha quinta sinfonia” e “A ternura dos quarenta”.

São alguns destes sucessos que o cantor vai recordar, na Mealhada, num espetáculo único que colocará em palco também a Filarmónica Lyra Barcoucense.

PUBLICIDADE

publicidade

Fundada em 1905, quando um grupo de músicos de instrumentos de cordas se juntou criando uma Tuna, a Barcoucense só em 1919 passou a designar-se “Filarmónica” e foi já na década de 80 que começou a funcionar de forma mais estruturada, com uma dinâmica mais próxima da profissionalização e sendo a casa de origem de reputados músicos, por exemplo, do meio militar português.

O espetáculo está marcado para as 21h30 e o bilhete tem o custo de 7,5 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE