Coimbra

Diz que “os pinos não são impeditivos” mas não quer Serenata na Sé Velha

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 31-05-2023

A Câmara de Coimbra avançou com uma candidatura para controlar automaticamente o acesso ao centro histórico apenas a veículos autorizados, o que pode mexer com o regresso à Sé Velha da  Serenata Monumental da Queima das Fitas, que entretanto tem resistido entre a Sé Nova e o Pátio das Escolas da Universidade.

PUBLICIDADE

“Está em cima da mesa, integrada numa candidatura a financiamento por parte da Câmara de Coimbra, no âmbito dos ‘Bairros Digitais’, [um projeto] que prevê o controlo de acesso de forma automática com base em leitura de matrículas”, disse a vereadora Ana Bastos, que falava aos jornalistas após uma visita à recente requalificação do Largo da Sé Velha, na Alta da cidade.

Segundo a responsável, caso a autarquia seja contemplada com financiamento, serão instalados pinos rebaixados em vários locais de toda a zona histórica (que já é de acesso limitado a veículos autorizados, nomeadamente moradores e comerciantes, mas sem qualquer tipo de controlo).

PUBLICIDADE

Confrontado por jornalistas sobre se os pinos seriam impeditivos da realização da serenata na Sé Velha, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, também presente na visita, vincou que a solução não impede a realização daquele evento dos estudantes.

“Os pinos não são impeditivos”,  vincou o edil, salientando, porém, que o Largo da Sé Nova é o local com mais segurança e dimensão para a realização da serenata.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE