Vamos

Os ovos podem ir para o frigorífico ou não?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 meses atrás em 24-08-2023

A questão sobre os ovos podem estar no fresco ou não tem sido motivo de debate. Há quem os guarde numa temperatura ambiente e outras colocam no frigorífico. 

PUBLICIDADE

A principal razão para estarem frescos é a prevenção do crescimento de germes, pois a casca “é permeável, o que significa que as bactérias, como a Salmonella, podem contaminar” o interior do alimento, ao passo que se os colocar no frigorífico a probabilidade de contaminação “é significativamente reduzida, aumentando assim a segurança alimentar. A refrigeração também retarda o processo de envelhecimento do ovo, mantendo-os frescos por mais tempo”, explica o Informe Brasil.

Nos EUA e em muitos países europeus, as diretrizes de segurança alimentar exigem que os ovos sejam lavados antes de serem vendidos. O processo de lavagem remove a sujidade, mas também remove uma camada protetora natural que ajuda a prevenir a contaminação bacteriana. Por isso, nos países onde os ovos são lavados, a refrigeração é essencial para garantir a segurança alimentar.

PUBLICIDADE

Por outro lado, em países onde os ovos não são lavados, a camada protetora natural permanece intacta, porém é mais comum armazenarem os ovos numa temperatura ambiente.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE