Região

Os melhores folares e pão de ló de Portugal estão aqui! Já está decidido

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 17-03-2024

A Páscoa está quase aí, e para quem tem dúvidas sobre o pão de ló ou o folar que têm de ter na mesa o NDC revela onde pode encontrar os melhores.

PUBLICIDADE

São dois dos produtos mais procurados nesta altura festiva e só falta saber onde consegue comprar os melhores. Para ajudar, a Associação de Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP) promoveu, este sábado, 16 de março, um concurso a nível nacional, no qual deu a conhecer o top três de pastelarias e confeitarias em seis categorias: Folar Doce; Folar Salgado;  Inovação;  Ninho de Páscoa; Pão de Ló e Pão de Ló Húmido.

Às instalações da DEROVO, em Pombal, chegaram cerca de 150 bolos que foram avaliados numa prova cega pelo painel de jurados.

PUBLICIDADE

A Confeitaria Glória venceu a categoria de Folar Doce, em Lisboa. Mas, a Região Centro ficou no pódio: A Pousadinha, em Tentúgal, arrecadou a medalha de prata. O pódio ficou fechado com a Padaria Dionísio da Figueira da Foz.

O melhor Folar Salgado, por exemplo, encontra-se na Padaria Panfino em Valongo. O segundo lugar desta categoria pertence ao Forno da Serra de Castro Daire e o bronze foi para A Casa do Padeiro, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

Já se quiser provar o melhor pão de ló do país terá de ir até à Pastelaria Juvenal, em Valpaços. O segundo lugar desta categoria ficou para a Padaria Primeira Classe de Matosinhos e o terceiro lugar pertence ao Espaço das Natas em Guimarães.

Se quiser um pão de ló húmido pode experimentar o melhor na Mina da estação em São João da Madeira. Outras boas propostas estão à venda na Pastelaria Visconde em Coimbra, mas também na Pastelaria Flor do Vouga em Águeda.

Para degustar a melhor inovação terá que dar um salto à Covilhã à Pastelaria Dias. A Padaria Panfino fica com a medalha de prata e o bronze vai para a Pastelaria A Merenda de Lisboa.

A novidade nesta décima edição do concurso “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal” é a categoria de Ninho de Páscoa.

É em Coimbra que encontra o melhor na Pastelaria Moinho Velho na Baixa da cidade. Em segundo lugar ficou a Pastelaria Dias da Covilhã e a fechar o pódio a Casa do Padeiro em Lisboa.

Além de receberem um selo do concurso, os espaços vencedores tiveram direito a produtos e equipamentos dos patrocinadores do evento.

Clique na fotogaleria e veja alguns exemplares de fazer crescer água na boca:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE