Primeira Página
Os “Alpes portugueses” existem e ficam mais “perto” de Coimbra do que imagina
Imagem: Paulo Figueiredo Fotografia
Conhecida por ser o ponto mais alto de Portugal continental e por paisagens idênticas às grandes montanhas europeias, a Serra da Estrela tem ganhado cada vez mais apelidos como os “Alpes Portugueses” ou comparações como uma “Suíça Portuguesa” — especialmente em zonas como Loriga, Seia e Manteigas.
Com altitudes que chegam aos 1 993 metros no ponto mais alto (Torre), a Serra da Estrela exibe vales glaciais, cumes escarpados e paisagens alpinas que lembram regiões de montanha muito maiores no centro da Europa.
Durante os meses de inverno (normalmente entre dezembro e abril), a Serra da Estrela vive um autêntico clima de montanha, com neve frequente no topo e em muitos vales altos. Possui uma estância de ski natural – da Serra da Estrela – localizada perto do topo nas imediações de Loriga e Seia.
PUBLICIDADE
Embora em menor escala do que os famosos Alpes, esta estância e as paisagens cobertas de neve são um dos motivos pelos quais viajantes e locais comparam esta serra à Suíça e aos Alpes — cenários tradicionalmente associados à neve e às montanhas majestosas.
Várias localidades no interior da Serra da Estrela reforçam esta comparação. Loriga é frequentemente chamada de “Suíça Portuguesa” devido à sua localização em fundo de vale glaciar e às encostas que a rodeiam.
Seia e Manteigas, situadas em áreas mais altas, também partilham esta paisagem de montanha e clima rigoroso. Penhas da Saúde e Penhas Douradas exibem vistas panorâmicas sobre vales e montanhas rochosas que lembram ambientes alpinos clássicos.
Estas aldeias, com casas de pedra, estradas sinuosas e vales largos, conferem à região um ambiente que muitos turistas e residentes associam às paisagens montanhosas da Suíça ou mesmo dos Alpes.
Além da neve e dos cumes, a Serra da Estrela é reconhecida como um Geoparque da UNESCO, o que ressalta a sua importância geológica e paisagística. Trilhos, lagos de altas altitudes e bosques completam o conjunto de características que tornam esta serra num destino de montanha singular em Portugal.
Embora numa escala menor, a Serra da Estrela reúne muitos dos elementos que associamos aos Alpes: clima de alta montanha, neve, vales e aldeias de montanha pitorescas. As comparações com os “Alpes” são reforçadas pelas condições climáticas, geográficas e culturais que tornam esta região um verdadeiro destino de montanha em território português.
Estes “Alpes Portugueses” estão a cerca de 115 km de Coimbra (mais ou menos a 1 hora e 45 minutos de carro até Seia) e cerca de duas horas e meia até o ponto mais alto, tornando-os numa escapadinha de montanha para quem vem do Centro de Portugal.
Já a Forbes Portugal, em 2024, destacava a paisagem da Serra da Estrela por ter recebido a certificação de destino turístico mundial de montanha pela Aliança Internacional de Turismo de Montanha, sediada na China.
A certificação internacional “sublinha a beleza natural excecional da Serra da Estrela, a sua rica biodiversidade e geodiversidade, e o compromisso com práticas de turismo sustentável, colocando-a entre os principais destinos de montanha do mundo”, sublinhou a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural.
A certificação resultou de uma candidatura liderada pela RUDE, com o apoio dos municípios da Serra da Estrela, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Estrela UNESCO Global Geopark e a Turismo do Centro.
O reconhecimento “solidifica a posição da Serra da Estrela como destino de montanha e de natureza e reforça o compromisso da região com o turismo sustentável, equilibrando a promoção turística com a preservação do ambiente”.
A distinção foi anunciada na Conferência Internacional de Turismo de Montanha e Desportos de Natureza, que decorre na província chinesa de Guizhou.
Para o presidente da RUDE, Carlos Pinto, citado na nota, a certificação vai elevar o perfil da Serra da Estrela como um destino de excelência para o turismo de natureza, beneficiando tanto o ambiente como as comunidades locais.
“Espera-se que a certificação de ‘World Famous Tourism Mountain’ aumente o interesse internacional pela Serra da Estrela, atraindo mais visitantes, especialmente aqueles interessados em turismo de natureza, mas também na história e cultura deste território”, sublinhou.
Veja algumas fotos da Serra da Estrela:






















PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.