Primeira Página

Os algoritmos e o diagnóstico de glaucoma em conversa no UC Exploratório

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 12-04-2024

Na sessão com que prossegue, em abril, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria do UC Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, António Travassos, médico oftalmologista, e Rita Oliveira, matemática e investigadora da Altice Labs, vão contar uma história que envolve doença, medicina, investigação e automação. De que há indícios que terá um final feliz…

A automação do diagnóstico de glaucoma tem estado a ser trabalhada numa investigação que junta a Altice Labs e o Centro Cirúrgico de Coimbra, com os resultados já obtidos a revelarem-se “promissores”. De acordo com os responsáveis pela investigação, “a integração de Machine Learning já demonstra potencial no diagnóstico de glaucoma”.

Nesta sessão Conversar é o melhor remédio de 13 de abril, António Travassos começa por explicar o que é o glaucoma, para, depois, Rita Oliveira contar como se pode chegar a um diagnóstico de glaucoma com a ajuda dos algoritmos certos.

PUBLICIDADE

Conversar é o melhor Remédio, ciclo de conversas em parceria entre o UC Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra, teve início em 2018 e prossegue desde então. Um sábado em cada mês, um médico da instituição de saúde de Coimbra ou um convidado vem ao UC Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática relativa à saúde ou à medicina. Numa conversa para todos os públicos, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE