Vamos

Orphika quer tornar Coimbra “um grande palco” de música e arte

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 03-11-2023

O Ciclo de Música Orphika tem início no próximo dia 8 de novembro. Durante um mês, estão previstos 38 concertos e 6 eventos convergentes em vários espaços da cidade. A grande maioria tem entrada gratuita.

PUBLICIDADE

A Capela de São Miguel da UC, a Praça do Comércio, na Baixa da cidade, o Convento de Santa Clara-a-Nova e a Igreja de São José são alguns dos locais onde vão decorrer as atuações entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro.

Uma das novidades é a realização de um concerto na Igreja da Sé Velha pela Associação Capela Gregoriana Psalterium. “In Memoriam Pedro Thalesio” é o título da apresentação que decorre às 17:00 de 12 de novembro. 

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, é de assinalar a realização de concertos com duas associações de antigos estudantes da Universidade de Coimbra. A Associação Alma de Coimbra vai divulgar o concerto “Sons da Portugalidade” às 21:00 de 24 de novembro no Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

No caso dos Antigos Tunos, a Orquestra Principal e a Orquestra de Tangos, em conjunto com a projeção de breves passagens cinematográficas, irão levar o público a reviver experiências passadas numa viagem ultra-sensorial. A apresentação tem lugar às 21:00 de 21 de novembro no Auditório do ISEC.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o vice-reitor Delfim Leão

O vice-reitor deu ainda destaque à performance musical “Restos Sonoros”, que acontece no dia 21 de novembro, pela Secção de Escrita e Leitura da Associação Académica de Coimbra (AAC), e os “Natais do Mundo” pelo Coro Staccato com a Associação Cultural Os Destacados.

A partir das 21:00 de 26 de novembro, serão interpretadas canções de Natal de países como Moldova, Coreia do Sul, Austrália e Chile. A grande maioria dos concertos têm entrada gratuita e o investimento da Universidade de Coimbra é, segundo o vice-reitor Delfim Leão, de “vários milhares de euros”.

O programa do Ciclo de Música Orphika contempla, para além dos 38 concertos, seis eventos convergentes. “Caminhos do Cinema Português”, entre 10 e 18 de novembro; as Jornadas “Mundos e Fundos” de 10 a 24 de novembro; e a “Noite de Serenatas” pela Fan-farra Académica são algumas das propostas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE