Coimbra

Ordem dos Médicos distingue profissionais da região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-04-2022

Os médicos António Rodrigues (Medicina Geral e Familiar), Júlio Bilhota Xavier (Pediatria) e Helena Gervásio (Oncologia Médica) foram esta tarde distinguidos pela Ordem dos Médicos pela entrega e dedicação, profissionalismo e empenho, competência e notoriedade do trabalho realizado ao longo das suas carreiras. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

“Estamos a distinguir as carreiras destes colegas e, neles, destacamos e homenageamos todos os médicos. Estamos a homenagear quem personaliza na perfeição o ‘Ser Médico’ e que tanto se dedicou e continua a dedicar aos seus doentes. Estamos a enaltecer também quem foi pioneiro em cada uma das suas áreas de especialização. São colegas extraordinários e que muito orgulham a Medicina Portuguesa”, sublinha o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. 

PUBLICIDADE

António Manuel dos Santos Rodrigues, 68 anos, natural de Coimbra, Médico Assistente Graduado Sénior em Medicina Geral e Familiar, iniciou o percurso no Serviço Nacional de Saúde (SNS) a 2 de janeiro de 1980. Defensor acérrimo do SNS, sempre pautou a sua intervenção cívica em defesa do Estado Social e da sustentabilidade ambiental, entre muitas outras causas. Exerceu medicina até março de 2020, na USF CoimbraCelas.

António Rodrigues integrou a Unidade de Missão para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, o Grupo Técnico Nacional da Governação Clínica e de Saúde nos Cuidados de Saúde Primários e a Comissão Científica para as Boas Práticas Clínicas, da Direção Geral da Saúde. É consultor do Conselho Regional de Saúde Mental da Região Centro. Foi Assistente Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1991-99) e o cofundador da cadeira dedicada à Medicina Geral e Familiar. Integrou a Direção do Colégio de Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos (1993-99), tendo sido Presidente (1996-97). Integrou também a Direção da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral (1990-92), o Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (1988-89) e os corpos gerentes da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Júlio Augusto Bilhota Salvado Xavier, 69 anos, natural da Guarda, Médico especialista em Pediatria, criou e dirigiu durante 25 anos o serviço de Pediatria, Neonatologia e Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria, 1995-2020. Estudou em Coimbra e sempre desempenhou cargos de relevo ao longo da carreira. Foi presidente da Direção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos (de janeiro de 1999 a junho de 2000), Presidente da Comissão Nacional de Saúde Materna da Criança e do Adolescente (entre 2009 e 2014) e Presidente da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança da Sociedade Portuguesa de Pediatria, desde 2017, e também Presidente do júri de equiparação a Pediatra pela Ordem dos Médicos, desde 2017. Bilhota Xavier é Cofundador da Associação Portuguesa de Telemedicina e da Sociedade de Infeciologia Pediátrica e Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente. Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do Centro Hospitalar de Leiria acreditado e reacreditado pela Joint Commission International (JCI), em 2012, 2015 e 2019. É membro do Grupo de Trabalho Consultivo, para a elaboração do Plano Nacional de Saúde para a Segurança do Doente 2021-2026, nomeado pela Direção Geral da Saúde, 2021.

Maria Helena Amaral dos Santos Gervásio, licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1975, detém o título de especialista em Oncologia pela Ordem dos Médicos (1987) e Diploma Europeu em Oncologia Médica pela ESMO – European Society for Medical Oncology (1989). Foi membro da delegação portuguesa no European Working Party on Quality Assurance in General Practice/Family Medicine (1992-2000) e da European Union of General Practitioners (UEMO) – 1993-97. Do seu vasto currículo destaca-se, ainda, a direção do Serviço de Oncologia Médica do IPO Coimbra e a presidência do Colégio da Especialidade de Oncologia Médica da Ordem dos Médicos (de 2012 a 2017). Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Oncologia desde a sua fundação, tendo sido a sua presidente de 2006 a 2009. Helena Gervásio é, desde 2019, a diretora clínica do Hospital CUF Coimbra. É, desde 2017, coordenadora do Serviço de Oncologia do Hospital CUF Viseu e, desde Abril de 2018, coordenadora do Serviço de Oncologia do Hospital CUF Coimbra. 

Esta cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito da Ordem dos Médicos foi, mais uma vez, um momento marcante do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos cuja 24ª edição termina hoje na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Esta distinção é atribuída em cada congresso nacional da Ordem dos Médicos a quem tenha contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, da Medicina em geral e da Humanidade, identificando-se assim com os valores desde sempre defendidos pela Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE