Coimbra

Oliveira do Hospital requalifica zonas ribeirinhas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 26-06-2019

 As zonas ribeirinhas de Oliveira do Hospital afetadas pelos fogos de 2017 estão a ser reabilitadas ao abrigo de um programa que prevê uma despesa de 450 mil euros, anunciou hoje a câmara municipal.

PUBLICIDADE

“Estão a ser realizados vários investimentos na rede hidrográfica do concelho”, refere em comunicado a autarquia presidida por José Carlos Alexandrino, ao explicar que a intervenção resulta de um protocolo de colaboração celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

PUBLICIDADE

Com o financiamento suportado na totalidade pelo Fundo Ambiental, por intermédio da APA, o projeto permite intervir “em zonas afetadas pelos incêndios de 15 de outubro de 2017, como praias fluviais, açudes e outro tipo de infraestruturas” das zonas ribeirinhas do concelho, no distrito de Coimbra.

“A preservação da rede hidrográfica do concelho e dos ecossistemas é absolutamente fundamental para a promoção do turismo de natureza”, afirma José Carlos Alexandrino, citado na nota.

PUBLICIDADE

publicidade

O plano prevê ainda intervenções em margens e taludes dos cursos de água, “tendo em vista a diminuição do risco de erosão e a minimização do efeito das cheias e inundações”.

No território de Oliveira do Hospital, “destacam-se interessantes galerias ripícolas com corredores ecológicos, acompanhando linhas de água”, indica o autarca, destacando igualmente que “uma rede hidrográfica limpa é uma importante barreira na propagação de incêndios”.

A elaboração dos projetos é da responsabilidade da APA. As obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, que decorrem nos rios Mondego, Alva, Alvoco, Seia e Cobral, são concluídas este ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE