Coimbra

Oliveira do Hospital leva serviço de saúde e leitura a lugares remotos

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-09-2018

 

PUBLICIDADE

 A Unidade Móvel de Saúde que percorre há seis anos os locais remotos de Oliveira do Hospital começou hoje a prestar também um serviço público de leitura às populações, anunciou a Câmara Municipal.

Criado pela autarquia, através das bibliotecas públicas municipais, o projeto “Biblioteca no Largo” leva “outro tipo de saúde às pessoas que dificilmente se deslocam” à sede do concelho, disse à agência Lusa a vereadora da Educação e Cultura, Graça Silva.

PUBLICIDADE

A iniciativa, lançada na aldeia de Parceiro, freguesia de São Gião, “tem a particularidade de levar a leitura aos habitantes das aldeias mais distantes” de Oliveira do Hospital, “em simultâneo com a Unidade Móvel de Saúde que lhes vem prestando cuidados de saúde primários”, segundo uma nota deste município do distrito de Coimbra, a que preside José Carlos Alexandrino.

PUBLICIDADE

publicidade

Duas vezes por mês, a unidade móvel – agora também de leitura – facultará jornais e revistas para que os utentes, maioritariamente idosos residentes nos lugares mais isolados, “passem melhor o seu tempo enquanto esperam” pelo atendimento na área da saúde.

“Com este projeto, queremos ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida”, afirmou Graça Silva, assegurando ainda a possibilidade de requisitarem pelo menos um livro em cada quinzena.

Parceiro – onde morreram duas idosas devido aos incêndios de 15 de outubro de 2017, fogos que provocaram a morte de 50 pessoas e ferimentos em cerca de 70, em diversos municípios da região Centro – “foi a localidade do concelho mais fustigada” pelo fogo, disse.

A ideia de apresentar o projeto “Biblioteca no Largo” nesta povoação com cerca de 30 habitantes, sobretudo idosos, “tem esta carga simbólica”, acrescentou, ao salientar que “estas coisas simples podem fazer uma grande diferença” na solidariedade com as populações afetadas pelos incêndios e pelo isolamento.

“A cultura também quer chegar a este público”, sublinhou a vereadora.

A Unidade Móvel de Saúde, a funcionar ao abrigo de uma parceria da autarquia com a Fundação Aurélio Amaro Diniz, dona de um hospital privado em Oliveira do Hospital, vai levar o novo serviço de leitura a cerca de 25 povoações que, com esta solução, já eram contempladas ao nível dos cuidados de saúde primários, desde finais de 2012.

A partir do dia 20, a “Biblioteca no Largo” estará assegurada de forma contínua nas várias localidades, de acordo com o seguinte itinerário da Unidade Móvel de Saúde: Pinheirinho, Casal Outeiro, Casal de Abade, Cabeçadas e Lourosa; Galvã, Meda, Campo, Pombal e Seixal; Rio de Mel, Parceiro e S. Gião; Gramaça, Chão Sobral, Vale de Maceira, Casal Cimeiro, Goulinho, Cimo da Ribeira, Avelar e Ponte das Três Entradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE