Primeira Página

Oftalmologistas esclarecem população em workshop sobre glaucoma

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-03-2015

A propósito da Semana Mundial do Glaucoma, que se assinala de 8 a 14 de Março, o Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre glaucoma dirigida à população em geral.

PUBLICIDADE

O que é a doença, como se trata e como se previne serão algumas das questões respondidas neste workshop que se realiza no dia 10 de março, às 10:30, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Durante toda esta semana e pelo 7º ano consecutivo, médicos oftalmologistas por todo o mundo dedicam especial atenção a este “ladrão silencioso da visão”.

PUBLICIDADE

O Glaucoma, que afeta de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença progressiva do nervo ótico e que se não for tratada conduz à cegueira irreversível.

Apesar de em Portugal não ter o mediatismo das cataratas ou da retinopatia diabética, o glaucoma representa um problema não só de oftalmologia mas também de saúde pública.

PUBLICIDADE

publicidade

É a segunda causa mundial de cegueira (cerca de 9 milhões de cegos por glaucoma em todo o Mundo) e a primeira causa de cegueira irreversível evitável. Estima-se que mesmo nos países desenvolvidos só cerca de 50% dos portadores de glaucoma sejam diagnosticados e tratados porque a maioria dos doentes inicialmente não tem alterações visuais percetíveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE