A Metro Mondego e a Câmara Municipal de Coimbra informam que, na próxima semana, terá início uma nova fase das obras do Metrobus na zona de Celas, referentes ao troço Avenida Aeminium – Hospital Pediátrico, que estão a ser promovidas pela Infraestruturas de Portugal.
Depois dos trabalhos preparatórios realizados na Praça Machado de Assis e nos separadores centrais da Avenida Calouste Gulbenkian e da Alameda Armando Gonçalves, a nova fase começará no dia 3 de dezembro, com alterações no trânsito e na circulação de pedestres.
Durante esta fase, que tem uma duração estimada de dois meses, os dois sentidos de circulação rodoviária na Avenida Calouste Gulbenkian serão realizados no lado sul, num troço de 50 metros. A partir da Praça Machado de Assis, o início da Alameda Armando Gonçalves também ficará condicionado, com a circulação rodoviária a ser feita pelo lado norte da alameda. O acesso ao estacionamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo para os veículos de emergência, será garantido.
PUBLICIDADE
Embora nem todos os circuitos pedonais possam ser mantidos, os peões serão devidamente encaminhados para a passadeira mais próxima. Entre os trabalhos previstos estão a execução de coletores de águas pluviais e residuais, a instalação do canal do Metrobus, semaforização, execução de travessias para iluminação pública, integração urbana e pavimentação.
A Metro Mondego, a Águas de Coimbra e o Município de Coimbra apelam à compreensão da população face aos constrangimentos temporários que esta fase poderá causar. Para facilitar a adaptação a estas mudanças e minimizar os impactos na circulação, é recomendada a utilização de aplicações de navegação como Waze ou Google Maps, que já incluem informações atualizadas sobre as alterações temporárias, permitindo aos condutores escolher os percursos mais adequados em tempo real.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
