Coimbra

Obras condicionam circulação na Rua dos Combatentes nos próximos 5 meses

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-02-2022

As obras de requalificação dos caminhos pedonais da Rua dos Combatentes da Grande Guerra vai implicar o condicionamento de trânsito a partir de amanhã, 16 de fevereiro. Com duração prevista de cinco meses para esta fase, a empreitada representa um investimento global de 830 mil euros, tem um prazo de execução de 390 dias e está a cargo da empresa Civibérica – Obras Civis, SA..

PUBLICIDADE

Vai avançar a primeira fase da obra do lote 5 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça que representa um investimento global de 2,5 milhões de euros, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

Esta fase, que tem a duração prevista de cinco meses, consiste na requalificação dos passeios da rua dos Combatentes, incluindo trabalhos de levantamento de lancis e de calçada existente; aplicação de lancis e de calçada em passeios; execução da rede de drenagem, sarjetas e sumidouros; abertura e tapamento de vala para execução de infraestruturas enterradas; escavação para abertura de caixa; e reposição de pavimento betuminoso.

PUBLICIDADE

Esta empreitada, que prevê a requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes, irá decorrer em quatro fases distintas, avançado de seguida para a rua Avelar Brotero; passando, posteriormente, para o troço final da rua dos Combatentes da Grande Guerra, que vai desde a rotunda (praça de São José) até à rua do Brasil, finalizando com trabalhos em toda a área de intervenção. A obra está a cargo da empresa Civibérica – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, e representa um investimento global de 834.008 euros (IVA incluído).

No troço entre a rua dos Combatentes e a praça de São José o passeio sul será aumentado, prevendo assim a redução da faixa de rodagem. O objetivo é promover a segurança e o conforto da circulação de peões e garantir a fluidez do tráfego, nomeadamente dos transportes públicos. É também proposta uma solução de tráfego que permita a inversão de sentido, através do redesenho do ilhéu direcional do cruzamento. Os lugares de estacionamento passarão a estar delimitados e ordenados. As passagens de peões serão relocalizadas de forma a garantir a acessibilidade e segurança dos peões, incluindo a aplicação do devido rebaixo e instalação de piso tátil.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no troço entre a praça de São José e a rua do Brasil pretende-se corrigir algumas assimetrias do espaço público, sendo expandido o passeio oeste para uma largura aceitável e relocalizadas as paragens de autocarro. O estacionamento abusivo resultante do excesso de espaço viário deixa de existir e as passagens de peões são relocalizadas de forma a garantir a acessibilidade e segurança dos peões, incluindo a aplicação do devido rebaixo e piso tátil.

Por seu turno, no troço da praça de São José e a rua Avelar Brotero será solucionado esta relação dos dois espaços, com o intuito de promover a qualidade do canal de circulação pedonal. Desta forma, o passeio existente é desobstruído, passando a permitir a circulação confortável, segura e inclusiva dos peões, através da eliminação das árvores de grande porte. O deslocamento dessa cortina vegetal para a faixa de estacionamento, constitui o parâmetro pelo qual são delimitados e ordenados os lugares de estacionamento. De sublinhar que esta solução permite a introdução de um maior número de árvores, regular e continuamente distribuídas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE