Vamos

O mais autêntico espírito do Natal Serrano está de regresso a Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-11-2022

De 7 a 11 e de 16 a 18 de dezembro, no Mercado Municipal, o mais autêntico espírito do Natal está de regresso a Pampilhosa da Serra. Entre o céu mais estrelado e as paisagens da serra, o Natal Serrano convida os visitantes a saborear e sentir o Natal de outros tempos. 

PUBLICIDADE

Foi precisamente isso que referiu o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, na conferência de apresentação realizada hoje, enfatizando que o evento é no fundo um local onde moram os sentimentos e os momentos mais genuínos que a quadra natalícia tende a despoletar. “O que queremos é valorizar as nossas raízes e as nossas tradições”, destacou Jorge Custódio, acrescentando que, entre outras caraterísticas diferenciadoras, neste evento “não há um único Pai Natal ou jogo eletrónico”, mas há o mais importante: “união, convívio à mesa, família, a felicidade espontânea das crianças e o aconchego junto à fogueira”. 

E é precisamente a fogueira de natal que aquece o espírito contagiante que carateriza o Natal Serrano, no qual se sente o aroma constante da gastronomia local, com destaque para a Filhó Espichada, que reclama para si um festival próprio dentro do certame. As 8 freguesias do concelho, vão fazer-se representar, dando a conhecer as diferentes formas de confecionar uma das iguarias mais aclamadas da gastronomia serrana. Na apresentação, o Presidente da Câmara Municipal revelou que a receita proveniente da venda da filhó espichada, reverte “na íntegra” a favor das IPSS do concelho – Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e Associação de Solidariedade de Dornelas do Zêzere -, “as duas instituições que “têm creche e pré-escolar no concelho”. 

PUBLICIDADE

Os visitantes podem ainda atrever-se no célebre espaço gastronómico “Aqui Espicho Eu!” para colocar em prática os segredos de confeção que forem absorvendo nas várias “bancas”. De resto, a experiência gastronómica, que a par do artesanato (12 ateliers representados) é um dos “cabeças de cartaz”, pode ainda prolongar-se nas tasquinhas típicas, onde entre brindes vai ser possível saborear receitas “à moda antiga” que prometem dar um tempero especial a esta quadra, como é o caso da tibornada de bacalhau.

O Natal Serrano é um Natal de tradições, de valorização dos costumes e dos saberes. Os concertos e as atuações musicais itinerantes serão uma constante, privilegiando-se, claro está, os sons populares. Contudo, haverá música para todos os gostos, pelo que vão subir ao palco do evento nomes como Augusto Canário, David Antunes e Jéssica Cipriano, o Grupo dos Antigos Orfeanistas de Coimbra, entre muitos outros. 

PUBLICIDADE

publicidade

Para as crianças está também reservado um programa repleto de (boas) surpresas. Além de espetáculos, há espaços inteiramente dedicados aos mais novos, como é o caso da Eira da Brincadeira, onde os sorrisos se constroem com criatividade e sem tecnologia, ou a oficina do brinquedo, onde será possível aprender como se fabricam brinquedos de madeira com a ajuda de um mestre artesão dedicado a esta arte. 

Como se não bastasse, este ano há uma novidade que promete entusiasmar pequenos e graúdos: um planetário, espaço de ciência e de sonhos onde os elementos astronómicos prometem iluminar a imaginação e a criatividade, proporcionando agradáveis momentos em família.  

No dia 11 de dezembro (domingo), o programa “Domingão” da SIC, transmitirá em direto a partir do evento. Da luz do Natal mais próximo das estrelas, à magia da época vivida como antigamente, os visitantes podem celebrar a verdadeira tradição em Pampilhosa da Serra. 

Saiba tudo em https://natalserrano.pt/

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE