Conecte-se connosco

Coimbra

O “inaceitável mistério” da escultura da guitarra com corpo de mulher

Publicado

em

“Há 8 meses a Câmara retirou a estátua evocativa da Canção de Coimbra, da rua de Almedina” e o Somos Coimbra perguntou hoje onde pára a obra que evoca a canção de Coimbra através de uma guitarra com contornos de um corpo de mulher. A vereadora da Cultura afirma que continuam à procura de um “lugar condigno” para a estátua que está guardada em instalações municipais.

“Já todos percebemos que não foi a necessidade de pequenas obras no Largo de Almedina que levou a essa retirada, ou esta já teria sido recolocada há muito, pelo que permanece um inaceitável mistério a verdadeira razão da Câmara fazer desaparecer esta lindíssima escultura da Canção de Coimbra, de Alves André, um dos mais consagrados escultores portugueses.” – disse o vereador independente.

“É inacreditável que a Câmara se tenha apropriado de uma estátua do povo de Almedina, que já pertence ao turismo mundial e é uma das imagens mais fotografadas da marca Coimbra, indicando as notícias mais recentes que estará ao abandono num qualquer armazém da edilidade.”

O Somos Coimbra questionou o executivo acerca da “verdadeira razão da escultura da Canção de Coimbra não ter sido recolocada no seu lugar no pátio da rua do Arco de Almedina, que tanto dignificava e enriquecia e onde era alvo de múltiplos elogios de conimbricenses e turistas.”

A vereadora da Cultura esclareceu que a estátua está devidamente guardada em instalações municipais e que a União de Freguesias foi  informada aquando da retirada da estátua, que coincidiu com a abertura do Museu de Arte Contemporânea. Carina Gomes disse que foram feitas propostas objetivas para a sua relocalização, afirmou que continuam “à procura da localização mais condiga para a escultura”, sublinhando que a aquisição da obra foi comparticipada pela Câmara Municipal. A mesma escultura foi já tema de discórdia entre a Câmara e a União de Freguesias de Coimbra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com