Coimbra

O “inaceitável mistério” da escultura da guitarra com corpo de mulher

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-03-2021

“Há 8 meses a Câmara retirou a estátua evocativa da Canção de Coimbra, da rua de Almedina” e o Somos Coimbra perguntou hoje onde pára a obra que evoca a canção de Coimbra através de uma guitarra com contornos de um corpo de mulher. A vereadora da Cultura afirma que continuam à procura de um “lugar condigno” para a estátua que está guardada em instalações municipais.

PUBLICIDADE

“Já todos percebemos que não foi a necessidade de pequenas obras no Largo de Almedina que levou a essa retirada, ou esta já teria sido recolocada há muito, pelo que permanece um inaceitável mistério a verdadeira razão da Câmara fazer desaparecer esta lindíssima escultura da Canção de Coimbra, de Alves André, um dos mais consagrados escultores portugueses.” – disse o vereador independente.

“É inacreditável que a Câmara se tenha apropriado de uma estátua do povo de Almedina, que já pertence ao turismo mundial e é uma das imagens mais fotografadas da marca Coimbra, indicando as notícias mais recentes que estará ao abandono num qualquer armazém da edilidade.”

PUBLICIDADE

publicidade

O Somos Coimbra questionou o executivo acerca da “verdadeira razão da escultura da Canção de Coimbra não ter sido recolocada no seu lugar no pátio da rua do Arco de Almedina, que tanto dignificava e enriquecia e onde era alvo de múltiplos elogios de conimbricenses e turistas.”

A vereadora da Cultura esclareceu que a estátua está devidamente guardada em instalações municipais e que a União de Freguesias foi  informada aquando da retirada da estátua, que coincidiu com a abertura do Museu de Arte Contemporânea. Carina Gomes disse que foram feitas propostas objetivas para a sua relocalização, afirmou que continuam “à procura da localização mais condiga para a escultura”, sublinhando que a aquisição da obra foi comparticipada pela Câmara Municipal. A mesma escultura foi já tema de discórdia entre a Câmara e a União de Freguesias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE