Saúde

O cérebro amadurece mesmo aos 25 anos?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 14-07-2023

Provavelmente já ouviu alguém a dizer que o cérebro está desenvolvido aos 25 anos, o que nos torna não só mais racionais, mas também mais difíceis de mudar. No entanto, na prática as coisas são muito mais complexas.

PUBLICIDADE

O cérebro não para de se desenvolver aos 25 anos. Isto, deve-se principalmente ao facto de, tal como é referido num estudo de 2013, o córtex pré-frontal (parte do lobo frontal, por vezes descrito como a “parte racional” do cérebro) não estar tão desenvolvido em comparação com regiões como as que estão envolvidas na aprendizagem de línguas, por exemplo, constata-se num artigo da Men’s Health.

“O córtex pré-frontal, uma região do cérebro responsável pelo controlo cognitivo e pela inibição, tem um desenvolvimento mais lento”, explica a neurocientista e divulgadora científica Shannon Odell, num vídeo Ted-Ed.

PUBLICIDADE

A área torna-se mais desenvolvida na adolescência, e os adultos beneficiam de um córtex pré-frontal bem desenvolvido, permitindo-lhes executar melhor as capacidades que exigem aprendizagem, concentração e memória”, explica a profissional.

Uma investigação do National Institutes of Health sugere que esta área amadurece especificamente aos 25 anos, daí a crença da população. Nesta investigação, observou-se que a cronologia de desenvolvimento do córtex pré-frontal dorso-lateral varia muito de indivíduo para indivíduo, sendo que “por norma, é desenvolvido um ou dois anos mais cedo nas mulheres”, lê-se no estudo.

PUBLICIDADE

publicidade

Este número não é inesperado, uma vez que, de acordo com os cientistas, esta é uma idade em que muitas regiões cerebrais diferentes terão atingido o seu volume máximo. “Tal não implica que o cérebro deixe de ser maleável à mudança, nem significa que até essa altura o cérebro não seja capaz de funcionar a um nível desenvolvido”, explicam os autores do estudo, Richard Bethlehem e Jakob Seidlitz.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE