Câmaras
O Carmo e a Municipalidade
4 de Julho. Feriado Municipal de Coimbra. Colégio do Carmo – Rua da Sofia. Sansão Coelho apresenta, de forma brilhante, a sessão solene do Dia da Cidade.
PUBLICIDADE
Notícias de Coimbra regista que a cerimónia foi bem menos enfadonha do que as anteriores, tendo passado das habituais 5 horas para cerca de 2 horas.
O protocolo municipal teve a feliz ideia de “proibir” os discursos e os elogios à moda da velha UC, palavras que, na maior parte dos casos, ninguém ouvia e colocavam os presentes com vontade de terem ficado na praia.
Esta quinta-feira, foi tudo “muito simples”, como diria o pretérito Prefeito. O apresentador lia perfil do homenageado, Barbosa de Melo entregava galardão e “toma lá bacalhau”, que o próximo é a seguir e a seguir toca o José Cid na Praça da Canção.
No entanto, alguns dos homenageados não quiseram de deixar de agradecer a Coimbra. Luís de Matos foi o o nº1 e o primeiro a discursar. 2 minutos de verdadeira magia, tempo suficiente para dizer o que se impunha. Braga da Cruz, na qualidade de Presidente do Comunicação Social de Coimbra, também pediu a palavra para recordar Mário Nunes. Jorge Alves não se esqueceu de lembrar quem não tinha votado na sua Integrar. Victor Marques, do Café Santa Cruz, e António augusto Barros, da Escola da Noite, também se dirigiram a quem foi passar o fim da tarde ao ar livre no Colégio do Carmo.
O programa das festas (económicas), sem croquetes, mas com água fresca, foi assim:
PUBLICIDADE
Abertura da Sessão Solene pelo Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra. Doutor Manuel Porto. Atribuição das Distinções Honoríficas a:
Medalha da Cidade: Luís de Matos – 25 anos de carreira (ouro), Museu Nacional Machado de Castro – Centenário (ouro) e 125 Anos da Escola Superior Agrária de Coimbra (ouro).
Mérito Desportivo: Beatriz Gomes (ouro), César Pegado (ouro) e João Trindade (ouro).
Mérito Cultural: Escola da Noite: (ouro), Orquestra Clássica do Centro (ouro), Círculo de Artes Plásticas de Coimbra – 55 anos (ouro), Filarmónica de Torre de Vilela (prata) e Clube da Comunicação Social (bronze).
Mérito de Solidariedade Social: Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra(ouro), Maternidade Bissaya Barreto (ouro) e Associação Integrar (ouro).
Mérito Empresarial: Café Santa Cruz (ouro).
De imediato, fez-se a apresentação pública das obras “Monumentos Fundacionais do Município de Coimbra”, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho e “Vida e Sombra”, da autoria de Nuno de Figueiredo, premiada, em 2012, com o Prémio Literário Miguel Torga
Seguiu-se a Entrega do Prémio Municipal Edmundo Bettencourt ao grupo Fado ao Centro e a Intervenção da Presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira
O encerramento da cerimónia esteve por conta de João Paulo Barbosa de Melo. Um discurso de 10 minutos, que, se chegar a Porta e Passos, vai deixar este duo com as orelhas a arder.
A finalizar, na Igreja do Carmo, o Projeto Cordis e Nuno Silva proporcionaram um espectáculo intimista a todos os que não estavam com pressa para visitar a Feira Popular.
O evento contou com a presença da maior parte das “forças vivas” da cidade. Registou-se a ausência dos líderes das bancadas do PS e PSD na Assembleia Municipal de Coimbra. Dos deputados eleitos pelo círculo de Coimbra, apenas Rui Duarte fez questão de estar presente. As ausência de Helena Freitas e Olinda Rio também foi comentada por analistas locais.
Veja imagens no Facebook de Notícias de Coimbra clicando aqui
LUÍS DE MATOS
BRAGA DA CRUZ
JORGE ALVES
SANSÃO COELHO
Related Images:
PUBLICIDADE