Coimbra

Nuno Moita promete “lutar por uma área metropolitana para Coimbra” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-10-2022

“Lutar por uma área metropolitana para Coimbra é decisivo para o futuro do distrito”, disse, esta quinta-feira, Nuno Moita, na apresentação da sua recandidatura à Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista (PS).

PUBLICIDADE

“Catapultar o distrito para um novo futuro, assente nos ideais e princípios do PS” e ” lutar por uma nova centralidade metropolizante de Coimbra” são alguns dos objetivos que o atual presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS elencou.

O autarca realça que a sua “candidatura é de unidade” e pretende um PS em Coimbra “mais participado, mais moderno, mais qualificado e mais coeso”, contribuindo para “um conjunto de consensos” a nível nacional. E por isso propõe para a vice-presidência João Portugal, que foi seu adversário há dois anos, mas perdeu a eleição.

PUBLICIDADE

“Eu estou sempre disponível para consensos se houver essa abertura”, frisou, adiantando que o PS Coimbra “tem tudo a ganhar com o máximo de união”.

Sob o slogan “Juntos fazemos mais e melhor”, o cabeça de lista promete continuar a “apostar na Figura do Provedor do Militante, na criação do Dia do Novo Militante e em dinamizar um gabinete de acompanhamento das medidas do Governo para a Região”, promovendo a “abertura do PS à sociedade civil”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Nuno Moita “o partido está envelhecido, só 25% dos 6.000 militantes da Federação têm menos de 40 anos” , sendo “necessário modernizar o PS na Região”.

“A metropolização também se constrói na saúde, na cultura, na educação”, adiantou o candidato, sublinhando que “a nova maternidade de Coimbra vai garantidamente começar a ser uma realidade em 2023, as urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra estão a ser ampliadas e o Hospital dos Covões tem vindo progressivamente a ser alvo de requalificação e investimento”.

Nuno Moita também não esquece os investimentos inacabados (IC6, IP3, A13 e a EN 342) que “são indispensáveis para o desenvolvimento e para a coesão territorial, bem como o alargamento do porto da Figueira da Foz, o desassoreamento da Barra e a duplicação da linha férrea de ligação figueira da Foz a Coimbra”.

O candidato inicia um ciclo de sessões de esclarecimento pelo distrito, com as primeiras agendadas para Condeixa (sexta-feira, às 21:00 na Casa do Povo), Coimbra (sábado, às 21:00 no Hotel D. Luís) e Figueira da Foz (domingo, às 16:30, no auditório da Incubadora de Empresas na Zona Industrial de S. Pedro). A apresentação pública da candidatura decorre no dia 28 no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Nuno Moita tem como mandatário o investigador Paulo Trincão, diretor do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra.

Victor Baptista, que pretende regressar à liderança  da Distrital de Coimbra do PS, apresentou ontem a sua candidatura. NDC não recebeu convite para estar presente.

A eleição do presidente da Federação e dos delegados ao Congresso Federativo decorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, realizando-se o Congresso nos dias 19 e 20 do próximo mês. 

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE