Coimbra

Nuno Moita inaugura lar de idosos de Ega

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, inaugura este sábado, pelas 17:30, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Social Polivalente de Ega, no 30º aniversário da instituição.

PUBLICIDADE

Em funcionamento desde há cerca de ano e meio, a obra está preparada para receber 60 idosos em lar residencial, além de dispor de 32 vagas em centro de dia e acompanhar até 50 pessoas em apoio domiciliário.

“É uma obra de extraordinária importância para Condeixa e a sessão solene de
inauguração assinala o culminar de um processo longo mas com um desfecho feliz e a concretização de um ato da maior justiça para com os nossos concidadãos que, chegados a esta fase da vida, precisam de todo o nosso apoio”, sublinha Nuno Moita da Costa.

PUBLICIDADE

O autarca realça a importância de investir no apoio à terceira idade num país que, em poucos anos, “passou do mais jovem da Europa para o terceiro país mais envelhecido do mapa europeu”.

“O envelhecimento acelerado da nossa população é hoje um dos maiores desafios para a sociedade atual, a quem cabe encontrar respostas que possam maximizar a capacidade funcional e a saúde dos mais velhos, assim como a sua participação e integração social. É exatamente isto que se pretende com esta obra do Centro Social Polivalente de Ega que em boa hora apoiámos”, sublinhou Nuno Moita da Costa.

PUBLICIDADE

publicidade

Orçada em cerca de 2 milhões de euros, a empreitada foi comparticipada em mais de 800 mil euros, equivalente a 40%, pelo Município de Condeixa-a-Nova, e em cerca de 1,3 milhões de euros pelo Orçamento do Estado, no âmbito do PIDDAC (Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central), sendo o restante assegurado pela instituição.

A comparticipação financeira resultou de um compromisso assumido ainda em
2009, na presidência de Jorge Bento, aquando da apresentação do projeto de
arquitetura e por ocasião do 20º aniversário do Centro Social Polivalente de Ega.

A primeira pedra da construção do lar de idosos da Ega foi lançada em finais de junho de 2015, no âmbito das comemorações do 26.º aniversário do Serviço de Acão Social no Centro Social Polivalente da Ega (CSPE), mas registou no arranque um atraso que obrigou à recalendarização da obra.

O Centro Social Polivalente de Ega completa, este ano, 30 anos de serviço social prestado à comunidade, nomeadamente no apoio às famílias e aos cidadãos mais desprotegidos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE