Região

Nuno Moita confiante na expansão do metro a Condeixa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-07-2022

“A extensão do Sistema de Mobilidade do Mondego a Condeixa é algo que vai certamente acontecer”, disse, este domingo, ao NDC, o presidente da autarquia condeixense. Nuno Moita reforça que este anseio conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).

PUBLICIDADE

“Podem contar com a CIM Região de Coimbra para defender os interesses do território, sobretudo no processo de extensão do Sistema de Mobilidade do Mondego a Condeixa, apoiada no relatório da empresa Otimização e Planeamento de Transportes. Esta é a melhor forma de mobilidade amiga do ambiente para ligar os concelhos da Região de Coimbra e vamos continuar a trabalhar para que assim seja, frisou Raul Almeida, vice-presidente da CIM-RC, durante a cerimónia solene do Dia do Município de Condeixa.

“Celebramos hoje o nosso feriado municipal, um dia que representa aquilo que somos”, começou por dizer Nuno Moita no seu discurso realçando que a “condeixalidade” é um sentimento que nos distingue e nos pertence”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A valorização do território, a promoção turística e a aposta na melhoria  da qualidade de vida dos munícipes, também não não foram esquecidas pelo autarca, sublinhando que  “uma das grandes prioridades é avançar na conclusão das obras de alargamento da Zona Industrial de Condeixa, para permitir a continuação de um crescimento sustentado da atividade económica”, bem como “a construção de um novo acesso à Zona Industrial”.

PUBLICIDADE

Nuno Moita anunciou, ainda, que “irá começar em breve a construção dos passadiços em madeira ao  longo das margens do Rio dos Mouros, permitindo ligar a cascata à ponte junto às ruínas de Conímbriga.”

Já “na aldeia do Casmilo será reabilitada uma antiga casa propriedade da Câmara Municipal, que será transformada numa espécie de porta de entrada na Serra de Sicó”, referiu.

“A sustentabilidade é a marca transversal de todos os projetos que estamos agora a lançar, seja na mobilidade, nos recursos energéticos e hídricos, nos espaços públicos. Queremos convergir para o conceito de smart cities, assegurando uma melhor qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável do território, sublinhou o presidente da Câmara de Condeixa, acrescentando que “no próximo ano será lançada a empreitada da ecovia de ligação entre Conímbriga e o Museu Portugal Romano de Sicó (PO.RO.S).

Já o  presidente da Assembleia Municipal, António Figueiredo, sustentou que “a candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Humanidade tem de continuar a ser um objetivo central do município”.

Na mesma sessão solene foram reconhecidos os 40 anos de serviço dos funcionários municipais pelo exemplo de dedicação e profissionalismo, sendo distinguidos sete colaboradores  com o grau ouro.

As comemorações do Dia do Município prosseguiram com a apresentação do livro “O Regadio Tradicional da Várzea da Atadoa – Alcabideque, Conímbriga Condeixa-a-Nova” da autoria de Rogério Carvalho. Trata-se de uma obra que faz parte do trabalho de investigação associado à candidatura de Conímbriga a Património Mundial da UNESCO.

A culminar as comemorações do Feriado Municipal , a comitiva seguiu para a Serra de Janeanes, na Freguesia do Zambujal, onde se procedeu à inauguração de um moinho de vento, que foi recuperado e que passará a ser “um novo ponto de atração turística do concelho”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE