Carteira

Novo Mercedes Classe C na ponta dos dedos

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-11-2013

 Mercedes-Benz C-Klasse Limousine (W205) 2013

PUBLICIDADE

O touchpad no novo Classe C constitui uma evolução do atual sistema de operação de navegação, áudio e entretenimento da Mercedes-Benz. Tal como num smartphone, todas as funções da unidade principal podem ser operadas através da simples movimentação dos dedos. A superfície de controlo com 65 x 45 milímetros, feita com material resistente a riscos, está incorporada no apoio-de-braços da consola central, sendo contornada por um suporte de metal de alta qualidade.

Enquanto outras soluções com superfície sensível ao toque apenas suportam passos operacionais previamente selecionados, o touchpad no novo Classe C pode ser utilizado pelo condutor e pelo passageiro dianteiro para controlar todas as funções do painel de entretenimento, utilizando toques familiares dos smartphones e tablets. O touchpad, que será lançado pela primeira vez no futuro Classe C, também permite a introdução de letras, números e caracteres especiais através da utilização da função de reconhecimento de escrita manual no respetivo idioma.

PUBLICIDADE

publicidade

O utilizador recebe um feedback claro quando opera a superfície de controlo do touchpad. Os caracteres introduzidos podem ser lidos também em voz alta pelo sistema, suportando assim a operação por invisuais. A saída acústica assegura igualmente que o condutor não tira os olhos da estrada, reduzindo a distração ao mínimo.

O utilizador pode introduzir comandos de modo fiável, permanecendo apoiado no respetivo apoio-de-braços ergonómico sem necessitar de deslocar a mão. Uma nova funcionalidade de deteção do apoio-de-braços aumenta também a segurança de operação e ajuda a evitar introduções incorretas. Como parte deste processo, o sistema analisa um sinal do sensor em três dimensões, detetando assim se a mão está apenas a ser colocada no apoio-de-braços ou se está a introduzir dados. Os ícones na superfície de controlo são iluminados no escuro para ajudar o utilizador a localizar as várias funções.

PUBLICIDADE

Três botões sensíveis ao toque estão dispostos atrás do touchpad e podem ser usados para operar funções importantes de modo rápido e direto (função de retroceder, mudança para o menu de favoritos e menu rápido de áudio).

O touchpad no Classe C oferece assim uma opção adicional de introdução de dados, totalmente independente e inovadora, para complementar o Controlador e o sistema de comando de voz LINGUATRONIC. O utilizador pode escolher em qualquer altura qual o método de inserção de dados que prefere.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE