Coimbra

Novo máximo de infeções na Região Centro. Administração regional esconde informação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 31-12-2020

A Região Centro está prestes a ultrapassar as mil mortes por covid-19 e regista hoje mais 16 óbitos. Há um novo máximo de novas infeções, 1415,  e pelo segundo dia consecutivo registam-se mais de mil novos casos de covid-19, segundo o relatório de situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde divulgado hoje, que não especifica os distritos nem os concelhos onde existem surtos ou números absolutos de casos ativos.

PUBLICIDADE

Por sua vez, e ao contrário das direções regionais de saúde do resto do país, a Administração Regional de Saúde do Centro remete o Notícias de Coimbra para a DGS no que toca à informação sobre a pandemia na Região Centro e na Região de Coimbra. A DGS remete novamente para o relatório que não responde às dúvidas sobre a situação epidemiológica em Coimbra e na região.

PUBLICIDADE

Não existem dados públicos oficiais sobre a situação epidemiológica no concelho de Coimbra e na Região de Coimbra apenas alguns municípios divulgam os dados atualizados por concelho, como é o caso da Figueira da Foz, Soure, Miranda do Corvo,  Oliveira do Hospital, Lousã e Vila Nova de Poiares, entre outros.

Há registo de pelo menos uma situação em que os números locais cedidos aos municípios não coincidem com os dados divulgados pela DGS ao nível central. Esta situação deu-se no município de Miranda do Corvo e levou o presidente da Câmara, Miguel Baptista, a denunciar a discrepância de informação.

PUBLICIDADE

publicidade

O Notícias de Coimbra tem insistido no pedido de informação às entidades responsáveis locais, regionais e nacionais mas sem sucesso.  Por outro lado, têm chegado, desde março, à nossa redação informações sobre surtos em Coimbra e na Região, com testemunhos de pessoas e instituições afetadas pela pandemia.

As autoridades locais e regionais continuam a não disponibilizar os dados ao NDC e não admitem a existência de surtos ou o aumento significativo de casos – registado no boletim da DGS – , ao mesmo tempo que divulgam permanentemente medidas de combate à pandemia envolvendo milhões de euros em dinheiro público.

Foram recusados os pedidos de entrevista do Notícias de Coimbra a técnicos  regionais e até à administrado regional de saúde, para esclarecimento público em direto. No entanto, no primeiro dia de vacinação, que começou no domingo, em cinco unidades hospitalares, entre elas o CHUC, estiveram presentes todas as entidades nomeadamente, a ministra da Saúde, o secretario de Estado do Desporto e Juventude (responsável pela coordenação da resposta à pandemia na Região), a Administração Regional de Saúde do Centro, assim como responsáveis hospitalares e autarcas, em alguns casos foram fotografados no momento da vacina.

Com o rigor que nos caracteriza, o Notícias de Coimbra vai continuar a questionar as autoridades e responsáveis locais e regionais, bem como a DGS e o Ministério da Saúde, que já intercedeu há alguns meses  relativamente à informação sobre a vacina para a gripe.

A informação é um direito constitucional dos portugueses e missão última do nosso jornal, como órgão de Comunicação Social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE