Coimbra

Noite amarga para o Pastel de Tentúgal!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-09-2019

O Pastel de Tentúgal não conseguiu ficar na história como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

PUBLICIDADE

Hoje, a jogar em casa, o Pastel de Tentúgal, do concelho de Montemor-o-Velho, representante do distrito de Coimbra, não conseguiu ficar entre os mais 7 mais votados, não sendo eleito como uma  7 Maravilhas Doces de Portugal.

As 7 Maravilhas Doces de Portugal são os mais ou menos desconhecidos Crista de Galo (Vila Real), Amêndoa Coberta de Moncorvo (Bragança), Roscas de Monção (Viana do Castelo), Folar de Olhão (Faro), Mel de Montesinho (Bragança), Charutos dos Arcos (Viana de Castelo) e o Bolinho de Vizela (Braga).

PUBLICIDADE

O Pastel de Tentúgal resulta da junção da massa, apenas feita a partir de farinha amassada com água, com o recheio que resulta da mistura de ovo com uma calda de açúcar. Apresenta-se sob a forma de “palito” ou sob forma de “meia-lua”, sendo que o pastel “palito” é o mais conhecido.

PUBLICIDADE

publicidade

A confeção do Pastel de Tentúgal contempla várias fases: começa sempre com a massa, que é esticada com mãos delicadas, exclusivamente de senhoras, que consecutivamente vão ao bolo da massa dar “um puxão” e em apenas alguns minutos passamos de um bolo de massa amorfo para a magia do folhado, de tal forma fino que é quase transparente. As mesmas mãos delicadas apanham o folhado, folha após folha, com a paciência de um santo e a suavidade de um anjo.

O recheio é efetuado a partir da calda em “ponto pérola” ao qual se juntam os ovos e as gemas, cuidadosamente, mexendo sempre, de forma aos ovos não “talharem” e até que se obtenha o aspeto grumoso e consistente característico do recheio do pastel de Tentúgal.

O processo de “armar” o pastel consiste na junção do folhado com o recheio, que se enrola e que se fecha de ambos os lados com o formato de cristas. Para finalizar passa-se no pastel uma pena embebida em manteiga. O pastel de Tentúgal está agora pronto para ser cozido e posteriormente saboreado.

 

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE