Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

#NAOTEDEIXESPOSSUIR

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-06-2016

Dianova apresenta a campanha #NAOTEDEIXESPOSSUIR, contra as dependências de Internet, a primeira lançada em Portugal sobre esta temática.

PUBLICIDADE

Redes-Sociais

A Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social é  uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, com sede na Quinta das Lapas, Monte Redondo Torres Vedras.

PUBLICIDADE

publicidade

Num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps, é cada vez mais difícil estabelecer um limite para a utilização saudável destas ferramentas.

De acordo com um estudo realizado a nível europeu e divulgado pela Dianova, 64% dos inquiridos está online seis dias da semana ou diariamente, através do telemóvel (50%), PC (48%) e computador portátil (46%).

PUBLICIDADE

Adicionalmente, as redes sociais são a ferramenta online mais utilizada pelos inquiridos, 70% a nível diário, dos quais 40% acedem durante mais de duas horas por dia durante a semana.

Para  a Dianova, um dos resultados mais preocupantes prende-se com o facto de 1 em cada 5 inquiridos sofrer, de alguma forma, de cyberbullying. Da totalidade de inquiridos, 13,9% foram classificados como reveladores de um comportamento disfuncional relativamente à utilização da Internet.

A nível nacional, segundo um estudo desenvolvido por Pontes, Patrão e Griffiths, sobre as dependências da Internet na realidade portuguesa, 1,2% dos estudantes dos ensinos secundário e superior são considerados dependentes da Internet, sendo a grande maioria do sexo masculino.

A idade do indivíduo pode estar relacionada com o nível de dependência, incidindo principalmente nas faixas etárias mais jovens.

De acordo com outro estudo realizado pelos mesmos autores, tendencialmente, os jovens que se sentiam mais sós acabavam por ser também os mais dependentes das ferramentas online. Com base num conjunto de correlações relacionadas com estes fatores, os autores definiram três indicadores que permitem identificar a presença de um distúrbio de dependência na Internet: utilização semanal de Internet (37,7%); solidão (23,3%) e comportamento em sala de aula (22,8%).

Como resultado da postura “sempre ON”, facilitada pelo acesso wireless e os dispositivos móveis, a utilização aditiva da Internet, que compreende categorias específicas como o jogo online, videojogos, cyberbullying, sexo virtual e as redes sociais, está a tornar-se um novo e crescente distúrbio comportamental, gerando a incapacidade do utilizador controlar o uso da Internet de forma moderada. Esta envolvente causa uma desvinculação da realidade por parte do utilizador que acaba por culminar em sentimentos de angústia e diminuição funcional das atividades do dia-a-dia. Consequências como uma pior gestão do tempo e das relações, bem como uma diminuição do desempenho académico e/ou profissional são comuns nestes casos.

image002

“Estamos preocupados com esta nova tendência registada principalmente juntos dos jovens que usam a Internet para conversar, jogar interactivamente e aceder a informação de carácter sexual, estando menos focadas no uso da Internet para fins educacionais. O aumento de problemas comportamentais como a hiperatividade, questões de conduta e desajustes psicológicos nos adolescentes que fazem uma utilização abusiva da Internet é uma preocupação da Dianova. Nesse âmbito decidimos lançar uma campanha pioneira de consciencialização social sobre a Dependência de Internet, com o objetivo de contribuir para um debate construtivo deste problema que se prevê que se torne numa questão de saúde pública a considerar e combater nos anos que se aproximam”, refere Rui Martins, Diretor de Comunicação da Dianova Portugal.

Apesar de apenas recentemente estas dependências começarem a ser diagnosticadas como um caso clínico de distúrbio, o comportamento aditivo manifesta-se numa absorção total do indivíduo nas tecnologias acabando por se alienar, simultaneamente, da realidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com