Coimbra

Mural na Baixa de Coimbra imortaliza a “lenda da cobra Coluber Briga”

António Alves | 8 meses atrás em 16-07-2025

O desenho foi pintado na parede de um dos edifícios junto à antiga estação de Coimbra A.

PUBLICIDADE

Com toda a certeza, já reparou que a parede de um dos edifícios do largo das Ameias, nas imediações da antiga estação de Coimbra A, tem um desenho de grandes dimensões.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Ao olhar para lá, terá questionado o que é que aquele desenho quer representar. Para ajudar a esclarecer, foi colocada uma placa junto à indicação da cidade do Porto onde, para além do significado da pintura. tem possibilidade de através do QR Code ali instalado ficar a conhecer que ali está representada uma das lendas da cidade.

Trata-se da Lenda da cobra Coluber Briga que foi projetada por Lara Seixo Rodrigues e pintada pelo designer Mário Belém.

Na inauguração, marcou presença o presidente e vice-presidente da câmara de Coimbra, José Manuel Silva e Francisco Veiga; o presidente e vogal da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos e Carlos Pinto; e representantes das empresas responsáveis pelo projeto.

Carregue nas fotos para saber quem marcou presença na inauguração

José Madeira, proprietário do Hotel Oslo e porta-voz das empresas que patrocinaram este projeto, referiu que a ideia masceu há uma década. Passado este tempo, foi possível em parceria com o município de Coimbra concretizar o projeto.

De acordo com o empresário, e para além do Hotel Oslo, participaram o Hotel Mondego, a Nest Collective e a Star Kebab & Pizza.

“Isto era um prédio, portanto, com uma fachada enorme e com uma presença aqui na Baixa muito má. Quando as pessoas saíam da estação ou chegavam no seu carro, batiam sempre com os olhos neste prédio que, finalmente, passou a ter um mural bonito e que convida a vir mais à Baixa”, disse.

Veja o Direto NDC com José Madeira

PUBLICIDADE