Região

Não se assuste! A terra vai tremer em Soure

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-11-2021

A terra vai tremer em Soure na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro. Primeiro, às 11:05, na Escola EB 1/2, e, mais tarde, às 14:30, nas instalações da antiga cerâmica Ideal Leiriense (junto à estação ferroviária). Trata-se da 9.ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

PUBLICIDADE

O primeiro simulacro, destinado à comunidade escolar, “insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e tem como objetivo capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de riscos e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes”, informa o comandante operacional distrital, Carlos Luís Tavares, numa nota enviada ao Notícias de Coimbra.

O exercício compreende a prática de “3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”, explica o responsável. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

PUBLICIDADE

Esta ação é de âmbito nacional e, à semelhança do que se vai passar em Soure, está prevista para várias instituições públicas e privadas do país.

A nível distrital, a Proteção Civil decidiu ainda assinalar o dia com a ação “Soure Treme”, um exercício operacional de busca e resgate em estruturas colapsadas. Marcado para as 14:30, decorre nas instalações da antiga cerâmica Ideal Leiriense (junto à estação ferroviária de Soure) e conta com a intervenção da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR e dos Bombeiros. O objetivo é treinar as equipas e testar a sua capacidade de resposta.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE