Saúde

Não deve passar por água estes 5 alimentos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 24-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

Desde a infância aprendemos que devemos lavar tudo aquilo que queremos comer, desde a fruta aos legumes, passando pela carne e o peixe.

PUBLICIDADE

O objetivo passa por eliminar qualquer sujidade ou bactérias que possam estar presentes na comida.

Tem de haver um equilíbrio: se por um lado há coisas que tem mesmo de lavar para não colocar em risco a sua saúde, por outro, há alimentos que podem tornar-se até mais perigosos por serem lavados. Tome nota.

PUBLICIDADE

Por outro lado, corre também o risco de simplesmente “estragar” o alimento. Em alguns casos, a receita pode mesmo ficar arruinada pelo processo de lavagem.

Fique a saber, segundo o e-Konomista, quais os alimentos que deve manter afastados da torneira na próxima vez que cozinhar as refeições familiares:

PUBLICIDADE

publicidade

1. Frango: Não só não elimina as bactérias que possam estar na carne como ainda aumenta o risco de contaminação cruzada, uma vez que espalha essas mesmas bactérias pelo lavatório, outros alimentos e utensílios de cozinha.

A única forma de se livrar definitivamente é cozinhando o frango, uma vez que as temperaturas altas vão resolver o problema. A mesma regra pode ser aplicada ao peixe.

2. Cogumelos: O sabor e a consistência podem alterar-se quando o alimento fica em contacto com a água durante muito tempo – isto porque são muito absorventes. A água não os torna perigosos; apenas os estraga, digamos assim.

3. Massa: O problema reside na lavagem após a cozedura: a água retira o amido próprio deste alimento, o que faz com que os molhos não se fundam tão bem com a massa – colocando em risco algumas receitas.

4. Ovos: Antes de serem embalados, os ovos passam por um processo de lavagem que tem como objetivo eliminar bactérias, sendo que no final é aplicada uma camada protetora de óleo mineral. Assim, não só não há necessidade de os lavar como corre o risco de originar um episódio de contaminação cruzada.

5. Carne vermelha: A lavagem aumenta o risco de espalhar quaisquer bactérias. Por outro lado, a água, ao penetrar os tecidos, pode arruinar o sabor característico da carne e, consequentemente, estragar a sua refeição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE