Primeira Página

“Na segunda-feira começa uma nova vida para o Centro de Saúde de Fernão de  Magalhães”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 30-03-2024

Esta segunda-feira, dia 1 de Abril, entram em funcionamento o novo Centro de Saúde  de Fernão Magalhães, em Coimbra, e duas novas Unidades de Saúde Familiar, em Cantanhede.Adicionalmente, com a decisão da passada quinta-feira do Ministério da  Saúde de permitir que a USF de Penacova passe a modelo B, a Unidade Local de Saúde  de Coimbra (ULS Coimbra) passa a contar com 29 USF de Modelo B — mais 19 desde o  início do ano, informa esta entidade.

PUBLICIDADE

O Centro de Saúde (CS) de Fernão de Magalhães, esteve parcialmente encerrado a  semana passada para fazer a transição dos cuidados de saúde programados para as  novas instalações. O novo CS de Fernão de Magalhães serve cerca de 30 mil utentes,  acolhendo uma Unidade de Saúde Familiar (USF): a USF Coimbra Centro, uma Unidade  de Cuidados de Saúde Personalizados e uma Unidade de Cuidados na Comunidade. 

“Na próxima segunda-feira começa uma nova vida para o Centro de Saúde de Fernão de  Magalhães que, com a passagem para as novas instalações, terá mais e melhores  condições para prestar cuidados de saúde de excelência aos seus doentes”, avança  Alexandre Lourenço, Presidente da ULS Coimbra, acrescentando: “este é o culminar de  vários meses de trabalho que vemos, agora, chegar ao fim graças ao empenho e  dedicação das nossas equipas que fizeram um enorme esforço para termos tudo a  funcionar, já nas novas instalações, no início de Abril”. 

PUBLICIDADE

Almerinda Rodrigues, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da ULS  Coimbra afirma que “a abertura das novas instalações do CS de Fernão de Magalhães  representa um passo muito importante para a nossa ULS, pois garante melhores  condições de acolhimento e tratamentos dos nossos utentes”. “Na ULS Coimbra  trabalhamos para a melhoria contínua dos cuidados de saúde que prestamos e,  evidentemente, as infraestruturas e as instalações onde funcionam as nossas unidades de saúde fazem parte dessa equação”, conclui.

A criação de duas novas USF em Cantanhede (Bairrada e Terras de Cantanhede) irá  permitir atribuir médico de família a cerca de mais três mil utentes no Concelho de  Cantanhede, afiança Unidade.

PUBLICIDADE

publicidade

As novas dezanove USF modelo B permitem melhores remunerações para  os profissionais de saúde de acordo com o desempenho assistencial, representando um  investimento superior a 10 milhões de euros anuais, a 

Para Alexandre Lourenço, “estas respostas reforçam o SNS em Coimbra e, em conjunto  com os nossos parceiros, iremos continuar este caminho para melhorar a saúde e bem estar da nossa comunidade. Temos como ambição ser a unidade de saúde portuguesa  com melhor serviço ao cidadão, na inovação e na prestação de cuidados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE