Coimbra

Na Sé Velha, os carros “voltam a invadir o espaço de estar”

António Alves | 4 meses atrás em 18-12-2023

A vereadora socialista Raquel Santos criticou esta segunda-feira, 18 de dezembro, o executivo por ter eliminado “um pino de limitação do espaço pedonal” na Sé Velha e aí colocado “um sinal de estacionamento para utentes com mobilidade reduzida”. A decisão, de acordo com a autarca, levou a que “horas depois” esse espaço se tivesse tornado um “lugar de estacionamento de vários automóveis”.

PUBLICIDADE

Usando algumas fotos como exemplo, Raquel Santos afirmou que esta autorização representa diversos problemas. Em 1.º lugar, a autarca disse que ela viola o projeto aprovado, o qual previa “um lugar de estacionamento de mobilidade condicionada junto dos outros”.

Depois, e como explica, “a localização do lugar previsto em projeto é a correta”. “Está adjacente ao percurso acessível e a sua alteração, a justificar-se, seria para as imediações da porta do monumento com menos degraus, ou seja, a que está à cota mais elevada (junto ao transepto)”, frisa.

PUBLICIDADE

Por último, diz que “a lei não permite a atribuição de lugares de estacionamento destinados a utentes específicos”. E explica ainda que “os edifícios mais próximos do lugar agora criado, são privados e não cumprem a lei das acessibilidades (a altura da cota de soleira autorizada é no máximo de 2 cm)”.

A consequência direta desta decisão, no entender de Raquel Santos, foi a abertura “da porta ao regresso do estacionamento selvagem”. No final da sua intervenção, deixou mesmo três questões ao executivo: “Que temos, nós Câmara Municipal, para dizer aos técnicos autores do projeto aprovado para o Largo da Sé Velha?”; “Que temos, nós Câmara Municipal, para dizer aos munícipes que são autuados ou obrigados a demolir obras realizadas que violem os princípios dos projetos aqui aprovados?” e “Quem foram os autores da proposta de inserção do lugar de estacionamento na área pedonal? E, quem a autorizou?”.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva, presidente da câmara, assumiu a responsabilidade da decisão de deslocalização do lugar de estacionamento em conjunto com os técnicos. O autarca disse mesmo que respeita “muito as pessoas com mobilidade reduzida” e que essa decisão teve em vista “a melhor solução” para estes cidadãos.

“Criticar uma deslocalização de um lugar em 50 metros para os cidadãos com mobilidade reduzida choca-me”, disse o presidente da câmara.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE