Coimbra

Museu Palheiros de Mira é uma homenagem aos homens do mar e à comunidade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-08-2020

Abriu este fim de semana o remodelado Museu Etnográfico da Praia de Mira, com novas valências e acessibilidade depois da apresentação pelo presidente da Câmara de Mira, na sexta feira, durante uma sessão transmitida em direto pelo Notícias de Coimbra e que incluiu homenagem aos pescadores que deram os testemunhos de vida no novo filme documental integrante do núcleo museológico sobre a arte xávega e as tradições da comunidade pesqueira.

PUBLICIDADE

Raul Almeida afirmou que o museu preserva a história e tradições da Praia de Mira e constitui uma “homenagem aos homens do mar” “adaptado às novas tecnologias, com ecrãs grandes, leitura em braile” entre outras peças como uma maquete que recria a totalidade das casas de uma das ruas no início do sec. XX, que teve a colaboração de três pessoas mais velhas através das suas memórias: Aperino Gil, João de Jesus e João Facão.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara deixou um agradecimento a todos os que trabalharam afincadamente na reestruturação do museu e no documentário, destacando que houve moradores que participaram todos os dias porexemplo na produção dos conteúdos, a ajudar a contar as estórias, a ajudar a colocar as peças.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro disse que o museu Palheiros de Mira vem “reforçar o sentimento de pertença à faina, à pesca, às vivencias e à cultura desta comunidade social aqui criada e que assim fica para a memória”.

“Tudo o que puder dizer não chegará tão perto como o que dizem [no filme] aqueles que viveram e sentiram o que aqui está retratado pelo que deixo um obrigado em nome do Turismo do Centro e do Turismo de Portugal, que hoje aqui também represento” disse Pedro Machado.

A recuperação do antigo palheiro, casa típica local, foi financiada a 90 por cento por fundos europeus e incluiu a reparação total do telhado, construção de sanitários, remodelação do sistema elétrico, disse o autarca frisando que todo o espólio está na posse do município e poderá ser utilizado em recriações ou exposições de promoção da Praia de Mira.

O museu Palheiros de Mira é “dedicado a toda a população da Praia de Mira e à sua comunidade piscatória”. A recolha documental,  investigação histórica e produção de conteúdos são da autoria de Manuel Couto e Paulo Celso Fernandes Monteiro, com arquitetura expositiva de César Pereira, design de Paulo Passos, Daniela Lopes e Nuno Santos, equipa da empresa Glorybox, lda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE