Coimbra

Municípios querem redução do IVA das refeições escolares e iluminação pública

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-11-2018

 

 A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) quer que o Orçamento do Estado para 2019 contemple uma diminuição do IVA para a taxa reduzida das refeições escolares e iluminação pública.

PUBLICIDADE

O Conselho Geral da ANMP aprovou hoje, em Coimbra, o parecer positivo que o Conselho Diretivo tinha dado sobre o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), em que a entidade destaca a recuperação e reforço da capacidade financeira dos municípios, apesar de apontar para algumas situações negativas que merecem ser reformuladas no debate na especialidade.

Uma dessas questões prende-se com a diminuição do IVA dos atuais 13% para a taxa reduzida (6%) das refeições escolares e da iluminação pública, disse aos jornalistas o presidente da ANMP, Manuel Machado, no final da reunião do Conselho Geral.

PUBLICIDADE

Relativamente à iluminação pública, esta deve estar à taxa reduzida “dado ser uma função de segurança das cidades, vilas e aldeias”, sendo que as refeições escolares – que estão com a mesma taxa aplicada à restauração – devem ser entendidas como “um serviço social que as autarquias prestam às crianças em idade escolar”, explanou.

“É necessário que isso seja corrigido”, vincou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o presidente da ANMP, há outros aspetos que merecem ser equacionados, nomeadamente a data escolhida para o pagamento do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), com as autarquias a pedirem para que a primeira tranche decorra “por transferência, em maio, do tesouro para as autarquias”, face aos planos de financiamento dos municípios, nomeadamente o pagamento de subsídio de férias em junho.

Os municípios vão também procurar eliminar a taxa do audiovisual sobre equipamentos municipais, como a “baixa de eletricidade para alimentar semáforos, para o serviço do cemitério ou para as bombas de água nos jardins”.

“É uma questão quase simbólica, mas é uma questão de princípio”, frisou Manuel Machado.

O presidente da ANMP voltou a frisar a importância de garantir que seja corrigido “um lapso” identificado no valor global que é transferido aos municípios, faltando mais de 18 milhões de euros de um total de 2.665 milhões de euros que as autarquias devem receber em 2019 (um aumento de 7% face a 2018).

“É uma lei positiva, que tem aspetos importantes que nós temos vindo a salientar e que merece ser aperfeiçoada em alguns aspetos”, disse Manuel Machado, acreditando que, com a contribuição dos grupos parlamentares, seja possível melhorar alguns aspetos.

Na quinta-feira, a ANMP é ouvida na Assembleia da República sobre a proposta do OE2019.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE