Câmaras

Municípios levam ao congresso de Vila Real estudo com opinião positiva sobre autarquias

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-11-2019

Os portugueses têm “globalmente uma opinião positiva” sobre o poder local, segundo um estudo que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) vai levar ao próximo Congresso, que decorrerá em Vila Real, nos dias 29 e 30.

PUBLICIDADE

O estudo de opinião, segundo o presidente do conselho diretivo da ANMP, Manuel Machado, conclui igualmente que há oportunidades ainda de melhoria” do trabalho dos autarcas.

“Estamos a preparar os relatórios setoriais finais”, disse Manuel Machado à agência Lusa, a propósito do XXIV Congresso da ANMP, com sede em Coimbra.

PUBLICIDADE

Durante os trabalhos, os delegados deverão bater-se para que a descentralização, numa primeira fase, e depois a regionalização, “sejam empreendidos com um objetivo central: melhorar a qualidade de vida das populações, aumentar a eficácia da Administração Pública em Portugal e dignificar o estatuto dos eleitos locais”, adiantou o também presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

O documento discutido hoje na reunião do conselho diretivo da ANMP é uma sondagem encomendada à Pitagórica, segundo a qual “92% dos portugueses acredita que as autarquias são importantes para o bem-estar das populações”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os portugueses têm globalmente uma opinião positiva sobre os autarcas e o papel das autarquias nas suas vidas”, de acordo com uma sondagem encomendada pela associação à empresa Pitagórica.

Baseando-se no estudo, a ANMP afirma que “a esmagadora maioria dos inquiridos (92%)” defende que as “autarquias são também vistas como importantes para o bom funcionamento (90%) e para a modernização do país (89%), assim como pilares da democracia (87%)”.

“A boa imagem que os portugueses têm das autarquias é extensível aos autarcas que as dirigem e a todos os funcionários que lá trabalham”, acrescenta.

Mais de metade dos portugueses que responderam ao inquérito “confiam nos presidentes de câmara (57%) e nos vereadores eleitos (52%)”.

Também o funcionamento dos serviços das autarquias “é visto como globalmente positivo por 76% dos inquiridos”.

Manuel Machado considera que “estes números comprovam a confiança que os portugueses têm no poder local e o reconhecimento da competência e da qualidade dos autarcas que elegem para liderar os executivos municipais”.

“O estudo revela que 65% dos portugueses acredita que os autarcas são úteis, modernos (58%) e que não ficaram parados no tempo, estando em evolução (57%)”, segundo a nota.

A sondagem da Pitagórica foi realizada em outubro, com recurso a entrevistas telefónicas, num universo alvo composto por 573 indivíduos com 18 ou mais anos.

“Para um grau de confiança de 95,5%, a dimensão desta amostra representa uma margem de erro de ± 4,18%”, de acordo com a ANMP.

O conselho diretivo esteve hoje a trabalhar na finalização dos documentos temáticos do XXIV Congresso da associação, que abrangem áreas como a organização do Estado, o modelo de desenvolvimento do país e o financiamento local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE