Coimbra

Município anuncia investimentos de mais de 10 milhões

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-12-2016

A Câmara Municipal de Seia apresentou no passado dia 6 de Dezembro, através de sessão pública, no Auditório da Casa Municipal da Cultura, as principais linhas orientadoras do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), bem como os projetos que integram a base estrutural do programa.

PUBLICIDADE

seia

Na sequência da candidatura formalizada junto da CCDR (entidade gestora do Programa Operacional da Região Centro), negociação e concertação, relativa ao PEDU, o município irá receber mais de 8 milhões de euros no âmbito do novo quadro comunitário de apoio Portugal 2020, para diversas obras e investimentos a concretizar no concelho e que correspondem a um valor global de 10.172.352,94€ (comparticipação FEDER, de 85%).

PUBLICIDADE

As verbas destinam-se a financiar um conjunto de iniciativas que prometem revolucionar a cidade nas componentes da mobilidade urbana sustentável, regeneração urbana e da inclusão das comunidades desfavorecidas, prosseguindo uma estratégia de competitividade, emprego, inovação, sustentabilidade e inclusão social.

Abrangendo um quadro de 25 intervenções a realizar faseadamente entre 2016-2018 e 2019-2023, está já fixado que o primeiro dos grandes desafios, resulta de no final de 2018 ter conseguido executar pelo menos aproximadamente metade do quadro global de investimento previsto (cerca de 5 milhões de euros).

PUBLICIDADE

publicidade

Estruturalmente as estratégias PEDU SEIA 2020 assentam no desenvolvimento de três grandes linhas orientadoras e estratégicas:

 

SEIA – Porta da Estrela: Seia é indubitavelmente a principal “porta” e uma referência privilegiada de acesso à Serra da Estrela. Neste enquadramento, o PEDU SEIA 2020 preconiza com o seu projeto mais importante do ponto de vista financeiro, o desenvolvimento de uma área que vai desde o Recinto da Feira ao Bairro da N. Sra. Do Rosário. Um projeto que prevê a instalação de uma plataforma urbana e de mobilidade designada “HubPorta da Estrela” – interface de intermodalidade entre os vários modos de transporte da cidade, transporte público, transporte individual e deslocações em modos suaves (a pé, bicicleta). Também se pretende o desenvolvimento de um espaço público de qualidade para os residentes e visitantes e que compreende a criação de uma praça multiusos, um jardim intergeracional e um percurso botânico.

 
SEIA – Os caminhos da Vila: Porque a mobilidade é um dos fatores essenciais de desenvolvimento e qualidade de vida na cidade, propõe-se um aproveitamento e requalificação das vias e infraestruturas existentes, ligando as várias áreas da cidade geradoras de movimentos pendulares mais intensos (centro histórico, áreas residenciais, escolares, serviços públicos). Entram neste âmbito do desenvolvimento dos projetos de melhoria das condições de circulação em modo suave dos eixos Avenida 1º de Maio, do percurso das Escolas, de um novo acesso pedonal ao CISE, por exemplo.

 

 

SEIA – Reabilitação de edifícios públicos / Criação de Mercados para o Desenvolvimento Económico: O Município dispõe de um conjunto vasto de património de edifícios municipais que atualmente já servem o desenvolvimento da cidade mas que pretendemos reaproveitar e potenciar. Mercados de saberes e sabores – exemplificamos a reabilitação do mercado, da requalificação da área da feira, da recuperação de edifícios na ex FERCOL; Residências temáticas: de artistas e investigadores (a casa do castelo); De Casas de Arte: das Letras (a biblioteca), da Música (o conservatório), da história (Anexo do Solar dos Botelhos), o centro interpretativo da república (recuperação da escola e memória do senense Afonso Costa). Trata-se efetivamente de recuperar o património físico dos edifícios mas e sobretudo valorizar dinâmicas criativas e de valorização da função social e económica dos edifícios e do centro histórico.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE