Saúde

Mulher perde as pernas após contrair infeção em Portugal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 15-08-2023

Uma mulher viu as suas pernas amputadas após contrair uma bactéria em Portugal. Deveria ser uma “viagem de sonho” ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, mas tornou-se um “verdadeiro pesadelo” para a família, que agora apela por ajuda para os tratamentos.

PUBLICIDADE

A família conta a história nas redes sociais. A mulher, de nacionalidade colombiana e de 63 anos, chegou a Portugal no dia 27 de junho, com o propósito de visitar Fátima, a 29 de junho. Porém, os sintomas fizeram sentir-se e começara com uma “febre que subia drasticamente”. A sexagenária foi levada de urgência para o hospital onde lhe foi diagnosticada um choque tóxico devido à bactéria ‘Streptococcus pyogenes’.

“Estou no hospital, viemos aqui para visitar a Virgem de Fátima e infelizmente adoeci no dia anterior com febre alta. As minhas mãos e os meus pés estão imobilizados”, contou a própria num vídeo.

PUBLICIDADE

A filha contou que a mãe “teve uma falência multiorgânica dos rins, fígado, pulmões e coração”, tendo sido colocada em coma induzido durante cerca de uma semana e depois encaminhada para outra unidade hospitalar.

A paciente foi melhorando, mas “apesar de os médicos terem feito o impossível”, teve de ser submetida à amputação das pernas devido a uma necrose. “Os cirurgiões tomaram a decisão de amputar, dado que os tecidos não são viáveis. Começarão pelos membros inferiores e a operação será efetuada nos próximos dias”, referiu numa publicação feita a dia 8 de agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

Agora, a família recorreu ao Go Fund Me, para recolher apoios e onde explica que “o seguro médico para a viagem é de 35 mil euros” e durante “as primeiras 24 horas tão críticas gastaram-se quase 23 mil euros”.

“Gostaríamos de pedir a vossa ajuda em nome da nossa querida esposa, mãe, parente e amiga. Somos uma família colombiana da cidade de Barrancabermeja que vive em Villavicencio há 22 anos e, nestas férias, enquanto realizávamos o nosso sonho de viajar juntos para a Europa, começou este pesadelo que estamos a viver. Estar num país onde não conhecemos ninguém com um familiar na UCI”, explicou.

Na plataforma são pedidos 100 mil euros, dos quais já foi possível angariar cerca de 8 mil.

Saiba que, segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a ‘Streptococcus pyogenes’ é uma “bactéria patogénica altamente infeciosa e frequentemente responsável por faringites”.

“Esta espécie também pode provocar doenças mais graves como a escarlatina e a febre reumática. Embora não seja um problema usual para o sector alimentar, o seu reservatório natural é o Homem e assim, a sua transmissão aos alimentos através de um hospedeiro infectado pode ocorrer”, explica a entidade no seu site.

Um outro caso de infeção pela mesma bactéria matou um jovem italiano de 24 anos após participar na Jornada Mundial da Juventude.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Lina Carrascal (@lina.carrascal22)

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE