Coimbra

Motorista dos SMTUC acusado de “desrespeito e arrogância” contra agente da Polícia Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 10-10-2023

O Sindicato Nacional das Polícias Municipais acusou esta terça-feira, 10 de outubro, um “conhecido” motorista dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) de “desrespeito” e “arrogância” contra uma agente desta força policial.

PUBLICIDADE

Os factos ocorreram por volta das 17:30 desta segunda-feira na paragem situada no Jardim da Manga. A agente da Polícia Municipal (PM) entrou no autocarro da linha 29 para fazer a viagem até à avenida Sá da Bandeira, tendo depois de entrar no veículo sido abordada pelo motorista de “uma forma arrogante”, segundo o presidente do sindicato, Pedro Oliveira.

“Num tom alto e agressivo”, segundo o dirigente, terá dito que a agente estava obrigada a “pagar bilhete ou passar o passe”. A agente explicou ao motorista que, pelo facto de se encontrar de serviço devidamente uniformizada e identificada, não era obrigado a fazê-lo. O presidente do sindicato disse que a sua colega lembrou o número 2 do artigo 12º do Decreto-Lei 239/2009 de 16 de setembro onde é referido que “os agentes da Polícia Municipal podem circular livremente nos transportes públicos locais, da área da sua competência, desde que devidamente uniformizados e identificados”.

PUBLICIDADE

Em resposta a esta declaração, o motorista terá pedido a lei à agente em causa, pois não sabia se estaria ou não de serviço, acabando mesmo por chamar ao local a Polícia de Segurança Pública de Coimbra “para a identificar e multar”. Esta decisão levou mesmo à saída dos passageiros que se encontravam dentro da viatura, os quais tiveram de seguir viagem noutro autocarro.

Pedro Oliveira, também ele agente da PM de Coimbra, disse ao Notícias de Coimbra que durante 20 anos “nunca ninguém (dos SMTUC) levantou problemas” à presença dos agentes no interior das viaturas. O dirigente recordou mesmo que faz parte das funções desta polícia fazerem “a vigilância nos transportes urbanos locais” e que este ato demonstra, na sua opinião, “um total desrespeito pelo seu posto de trabalho e pela instituição que representa”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este motorista não tinha o direito de fazer o que fez. Foi uma autêntica manifestação de arrogância e de total desconhecimento da lei”, frisou, recordando ainda que a agente se considerou “ultrajada e desconsiderada” por este motorista.

A PSP de Coimbra confirmou ao Notícias de Coimbra a chamada dos agentes para uma possível “recusa de pagamento de viagem” por um utente dos SMTUC, mas que a questão ficou resolvida logo depois da chegada ao local.

Quanto à autarquia de Coimbra, foi dito que a queixa apresentada pela agente irá dar origem a averiguações internas para “apurar o sucedido” ao final da tarde de segunda-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE