Coimbra

Moradores do Planalto do Ingote querem reunir com presidente da Câmara (Com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-03-2022

As associações de moradores do Bairro António Sérgio, Bairro da Rosa, Rua Cidade S. Paulo e Bairro do Monte Formoso da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades estão contra a construção de um novo edifício de habitação social nesta zona da cidade e pedem uma reunião com o presidente da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, na sede da Associação do Bairro António Sérgio, promoveram uma ação de luta contra a obra municipal, com 32 fogos, num investimento estimado de 2,4 milhões de euros.

Os moradores divulgaram um conjunto de ações públicas que pretendem levar a cabo para mostrar o seu protesto e a sua indignação pela decisão tomada no passado dia 22 de fevereiro, em reunião da Câmara Municipal , em que foi aprovado um anteprojeto para a construção de um novo edifício com 32 fogos para habitação social, na Rua Cidade Cambridge, no planalto do Ingote.

PUBLICIDADE

Entre as medidas, para além da “reunião que vão pedir com José Manuel Silva, está um abaixo-assinado, uma petição on-line”, bem como “uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia que se realiza no dia 16”, frisa o grupo de moradores.

Rui Calado, representante da Associação do Monte Formoso, sustenta que “os bairros sociais do Ingote e da Rosa são compostos por 440 fogos, o que corresponde a 60% de todo o parque habitacional concentrado de Coimbra”, frisando que “o Planalto do Ingote não precisa de mais prédios para habitação social, mas sim, da construção do Centro Cívico para dotar este território de espaços de cultura, lazer e social que tragam melhor qualidade de vida dos moradores”.

PUBLICIDADE

publicidade

As associações defendem  que o “Município deve dialogar com os moradores do planalto, a fim de construir de forma democrática e participada uma política local habitacional, que responda às necessidades da população, baseada na desconcentração de habitações sociais, apostando na integração das populações, tornando o tecido social do concelho mais coeso”.

Recorde-se que a Câmara de Coimbra aprovou, por maioria, uma proposta de construção de um novo edifício de habitação social no Bairro da Rosa, com 32 fogos. O anteprojecto, que contou com a abstenção do PS, indica que o edifício permite a criação de 16 unidades T1 e outras tantas unidades T3, que visam apoiar pessoas sem capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE