Coimbra

Montemor-o-Velho promete um festival Forte

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-02-2017

O Castelo de Montemor-o-Velho foi o palco da apresentação do Festival Forte 2017, esta terça-feira, dia 14 de fevereiro.

PUBLICIDADE

unnamed (7)

O evento, que, segundo a autarquia,  “em 2016 se consolidou como uma referência a nível mundial, que encheu as muralhas do Castelo com as novas tendências da música eletrónica moderna e que registou cerca de 15 mil entradas, promete voltar a superar as expectativas este ano”.

PUBLICIDADE

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, Montemor-o-Velho promete voltar  fazer-se FORTE. Para a quarta edição, a organização garante um cartaz arrojado, onde se reafirma a programação desenvolvida e se apresenta uma abordagem diversificada e que promete desbravar caminhos para novos futuros criativos. 

“Quando dissemos que estávamos cá para desassossegar e levar Montemor-o-Velho mais alto não estávamos a brincar e o Festival FORTE é disso um grande exemplo”. Emílio Torrão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que, confessou, precisou ser “forte para fazer o FORTE”, revela-se orgulhoso deste festival: “Fizemos nascer um sonho que passou a ser das pessoas de Montemor-o-Velho e fizemos acontecer aqui, em Montemor, um dos eventos mais surpreendentes da região, do País e do Mundo, num dos locais mais incríveis do Mundo, o nosso belo Castelo”.

PUBLICIDADE

publicidade

Registando uma “procura incomparável, com cerca de 20% de bilhetes já vendidos”, Ilídio Chaves, diretor geral da Soniculture, entidade responsável pela produção e programação do Festival FORTE, garante que este “vai ser um FORTE ainda mais espetacular”.

“Este é um evento que extravasa as ameias do Castelo de Montemor-o-Velho” e que, potenciando o concelho e a região centro, tem já uma “fortíssima adesão de público estrangeiro”. Para Pedro Machado, estas são “razões fortes” que, aliadas ao “bom e saudável aproveitamento do património, criando um novo palco para dinamizar este festival” e ao facto de durar três dias, “encaixando na perfeição no nosso slogan”, fundamentam o apoio da Turismo do Centro de Portugal ao evento.

 

Jeff Mills é o cabeça de cartaz da edição 2017 do festival de musica eletrónica FORTE. Referência na cultura da música de dança, o criador da Axis Records, a primeira editora da aclamada música eletrónica de Detroit, Jeff Mills alcançou um estatuto divino.

Ao maestro da música eletrónica contemporânea junta-se no cartaz do FORTE o jovem britânico Nathan Fake, que vem apresentar em Montemor-o-Velho o seu novo álbum ao vivo, acompanhado pelo espetáculo audiovisual especialmente criado por Matt Bateman, que foi responsável por espetáculos ao vivo de artistas como LFO, Jon Hopkins e Clark.

Jamie Roberts é Blawan, que se destaca por sonoridades explosivas, percussões vivas e mudanças de estilo inesperadas. Mais uma figura icónica que representa de forma exemplar a nova geração da música eletrónica a pisar o palco FORTE do Castelo de Montemor-o-Velho.

Integram o cartaz lançado hoje, Dasha Rush, uma das mais mediáticas produtoras femininas do atual panorama tem a seu cargo sonoridades mais experimentais e sintetizadas, o americano DVS1 e o espanhol Oscar Mulero, duas figuras representativas da eletrónica mais obscura que, merecidamente, regressam ao castelo em 2017. De volta aos anos 80, é tempo de conhecer o francês Laurent Prot, mais conhecido como In Aeternam Vale que lançou as bases para o technoindustrial e que faz no Festival Forte uma das suas raras aparições em festivais este ano.

Ron Morelli é o mentor da editora L.I.E.S. (Long Island Electrical Systems), uma das editoras mais conceituadas no mundo mais estranho da música eletrónica contemporânea. O britânico Shifted, solta o espírito puro do experimentalismo, que atinge o seu auge quando os italianos Ninos du Brazil se apresentarem em palco com os seus bombos e abrindo o caminho para o delírio de noise, batucada, samba e eletrónica. Este ano é tempo para apresentar o espetáculo audiovisual do sueco Peder Mannerfelt, também conhecido como The Subliminal Kid, um dos mais prolíficos e originais produtores escandinavos.

O Festival FORTE vai apresentar novas confirmações para o cartaz de 2017 e outras novidades oportunamente.  

O bilhete geral, encontra-se à venda em edição limitada a 80€ na BOL, site e página Facebook do Festival FORTE e na Sonicgoods, a 85€ nos pontos de venda aderentes: FNAC, WORTEN, Agência BEP, CTT. O bilhete geral do Festival FORTE é válido para os 3 dias do Festival e inclui o acesso ao Parque de Campismo.

A lotação diária máxima é de 5000 pessoas dadas as dimensões do espaço, delimitado pelas muralhas do castelo.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE