Coimbra

Montemor-o-Velho promove Feira do Ano, das Cebolas e da Roupa Velha

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-09-2020

A secular Feira do Ano e as tradicionais da Roupa Velha e a Feira das Cebolas são dos momentos mais aguardados das comemorações do Dia do Município em Montemor-oVelho. Realizadas tradicionalmente a 8 de setembro, dia do Município, a feira do ano, da roupa velha e das cebolas caracterizam, desde sempre, as Festas do concelho.

PUBLICIDADE

Elas são a nota mais viva, o índice mais seguro do quotidiano de um povo. De existência bem recuada no tempo e de extrema importância para a vida do Concelho, a Feira Anual teve a sua
origem, provavelmente, na festa que se realizava no Hospital de Nossa Senhora de Campos e que envolvia toda a população da Vila.

PUBLICIDADE

Foi o Infante D. Pedro, seu senhor, que solicitou a licença para a criação da feira franca em Montemor. Aparece como feira franca numa provisão régia de 5 de julho de 1453, sendo a sua origem muito anterior a este tempo.

Seguindo as recomendações e regras de segurança das autoridades de saúde e da DGS, o Município mantém a tradição e promove, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a Feira do Ano,
da Roupa Velha e das Cebolas seguindo o modelo já aplicado na feira quinzenal.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE