Região

“Monstro da Vodafone”: Instalação de antena de telecomunicações em Friúmes gera onda de indignação

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-04-2023

A colocação de uma antena de telecomunicações da Vodafone, em Friúmes, no concelho de Penacova, a poucos metros das habitações, está a deixar os residentes em polvorosa. Não são contra a sua instalação, mas não percebem o porquê da escolha deste local.

PUBLICIDADE

A vivenda de Luís Alves fica a 30 metros do equipamento e o proprietário não compreende “a colocação da antena tão próximo das casas, quando há tantos terrenos disponíveis na freguesia”.

Este habitante sublinha “que é uma falta de respeito para com os moradores de Friúmes”, notando que esta estrutura “desvaloriza as habitações e a paisagem”, reforçando que não entende “quais foram os requisitos e os pressupostos para a antena ser instalada em cima das casas”, notando que estas questões ficaram sem resposta quer por parte da Câmara Municipal, quer por parte da União das Freguesias de Friúmes e Paradela.

PUBLICIDADE

Luís Gonçalves adianta, ao NDC, que o vereador da Autarquia, António Magalhães Cardoso, lhe transmitiu que “vai reunir com a operadora no intuito de alterar este mamarracho, de forma a que se tenha uma antena que se enquadre mais com a paisagem rural”.

Quando escolheu viver no lugar de Friúmes, terra dos seus pais, Anabela Morgado, procurava a privacidade de um sítio calmo, rodeado de natureza, mas há cerca de três semana tudo se alterou com a instalação de uma antena de comunicações, com 30 metros de altura, a 50 metros de sua casa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Quando abro uma janela, a paisagem que eu tenho agora é um monstro da Vodafone, uma aberração”, rematou a moradora, esclarecendo que não é contra a instalação da antena, só está indignada pela escolha do local.

Marco Santos, também morador nesta aldeia de Penacova, pede “a deslocalização da antena para outro terreno”, bem como “respeito pelos habitantes”.

A “arquitetura industrial da antena não se enquadra no meio rural”, sublinha António Pinheiro, gerente da Casa Aurora, dando alguns exemplos de outro tipo de antenas que têm um impacto visual menor.

A colocação de uma antena de telemóveis, da operadora Vodafone, na Rua do Cassote, está a indignar a população da localidade. Os habitantes irão marcar presença na Assembleia de Freguesia para “mostrar o seu desagrado”, disse Anabela Morgado, salientando que já está a ser preparado um abaixo-assinado.

O NDC contactou a União das Freguesias de Friúmes e Paradela que esclareceu que “nunca foi consultada, nem informada da colocação da antena”. O presidente José Fernando Ferreira sublinha que “o executivo não concorda com o sítio” onde está instalado o equipamento, referindo “que haveria locais mais convenientes na aldeia”.

Fonte oficial do Município avançou que ” a legislação em vigor é muito restritiva, muito rígida relativamente às probabilidades de indeferir pedidos de instalação de antenas de telecomunicações. O Decreto-Lei não permite que as câmaras municipais impeçam instalações. Se a autarquia disser que não permite num determinado sítio, tem de apresentar uma alternativa num raio de 75 metros”.

Fotogaleria da antena de telecomunicações em Friúmes:

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE