Região

Miranda do Corvo volta a analisar a água

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 03-09-2023

O consumo de água em algumas zonas do concelho de Miranda do Corvo deverá ser evitado devido à presença de agentes patogénicos.

PUBLICIDADE

Por determinação da Autoridade de Saúde há uma restrição “ao consumo de água da rede pública fornecida pelo subsistema do ribeiro, em especial para confeção de alimentos e para beber, até identificação de eventual fonte de contaminação e reposição da normalidade, ou seja resultado laboratorial comprovativo da ausência de agentes patogénicos”, lê-se num edital da Câmara Municipal.

Segundo a delegada de saúde, esta segunda-feira,  4 de setembro, “será efetuada vistoria ao subsistema em vários pontos do ramal e serão realizadas novas colheitas de água para verificar a reposição da normalidade. Todas as amostras efetuadas pela unidade de saúde pública serão de novo analisadas no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)”.

PUBLICIDADE

Elisabete Serrada sublinha” que a água de consumo humano fornecida através da rede pública deve ser potável, ou seja uma água tratada da rede não pode conter microrganismos”, lembrando que “os resultados laboratoriais que foram remetidos pelo INSA na sexta-feira ao final da tarde indicaram a presença de vários tipos de bactérias na água, e nesse contexto foi desaconselhado o seu consumo”.

“Da investigação realizada, foi possível apurar que houve uma rotura de conduta em agosto”, esclarece, referindo que “está a ser investigado aquele subsistema em particular, e condutas de forma a identificar a origem de eventual contaminação”.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim que sejam recepcionados os resultados com garantia que a água está própria para o seu consumo, será levantada a restrição”, frisa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE