Região

Miranda do Corvo quer servir milhares de refeições na Semana da Chanfana

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 21-04-2023

A “Semana da Chanfana” arrancou esta sexta-feira, 21 de abril, em Miranda do Corvo. Durante 11 dias, dezena e meia de restaurantes do concelho vão servir aquele que é um dos ex-libris gastronómico do concelho e que atrai milhares de pessoas ao território.

PUBLICIDADE

Anualmente, e como referiu o presidente da câmara Miguel Baptista ao Notícias de Coimbra, são servidas milhares de refeições, esperando em 2023 que mais uma vez os restaurantes fiquem cheios durante o evento. Os dois fins de semana prolongados e o bom tempo previsto para a próxima semana são condimentos essenciais para o aumento das vendas no comércio local e, consequentemente, para o sucesso da iniciativa.

A apresentação do evento teve lugar no Mosteiro de Santa Maria de Semide, local que segundo a história é o “berço” da receita que é considerada uma das “7 Maravilhas de Portugal”. Para ajudar à atração de mais visitantes, o município preparou um conjunto de iniciativas culturais e desportivas.

PUBLICIDADE

Os principais destaques vão para o final da tarde de 25 de abril, altura em que é inaugurada a exposição “Moringues, Moringas e Moringos” na Casa do Design, e para a antestreia do filme “O pio dos mochos” de Diana Antunes na Casa das Artes. Trata-se de um filme rodado em Miranda do Corvo na segunda quinzena de maio de 2021.

 

PUBLICIDADE

publicidade

Integrado na programação da “Semana da Chanfana” está o 18.º Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha. A cerimónia decorre no próximo sábado, 29 de abril, na Casa das Artes e, como referiu o Real Decano António Simões ao Notícias de Coimbra, irão ser entronizados 11 novos confrades. Neste momento, a Confraria tem cerca de duas centenas de elementos, mas no ativo só estão “cerca de uma centena”, lamentou.

 

A apresentação contou com a presença do presidente da União de Freguesias de Semide e Rio de Vide, Luís Martins, e de vários elementos da Academia da Chanfana e de representantes de confrarias do concelho.

Carregue na galeria da apresentação da Semana da Chanfana

Veja o Direto NDC da apresentação do evento

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE