Primeira Página

Miranda do Corvo celebra revolução com Sabores da Chanfana

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 17-04-2024

A Semana Gastronómica Sabores da Chanfana vai decorrer em Miranda do Corvo de sábado a dia 28, com a participação de 16 restaurantes, coincidindo em parte com as comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril.

PUBLICIDADE

Dedicada às iguarias tradicionais que as populações associam desde tempos imemoriais ao uso de carnes de cabra na alimentação, chanfana, negalhos e sopa de casamento, o festival é organizado pela Câmara Municipal, envolvendo desta vez mais um restaurante do que na edição de 2023.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia presidida por Miguel Baptista informou que a abertura da Semana Sabores da Chanfana está marcada para sábado, às 18:30, no Mosteiro Santa Maria de Semide, onde se conta que as antigas monjas, no século XIX, já confecionavam um prato com as características da atual chanfana.

PUBLICIDADE

Além da receita, que pode variar ligeiramente de lugar para lugar, de família para família, o segredo da chanfana, assada em caçoilas de barro nos fornos de lenha, radica na qualidade do vinho tinto, da carne e sua proveniência, com a caprinicultura longe dos tempos áureos, em meados do século XX, quando milhares de pequenos ruminantes eram criados na Serra da Lousã e terras vizinhas.

Também no sábado, às 15:30, o pianista Jó Dutra, pseudónimo de Jorge Pratas, apresenta o CD “Temas e Devaneios” na Casa Amarela – Escola de Talentos.

PUBLICIDADE

publicidade

À noite, pelas 21:30, o Pavilhão Municipal de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, acolhe o Festival da Canção Diocesana.

No dia 24, às 21:30, na Casa das Artes, já no contexto das celebrações do meio século da Revolução dos Cravos, o escritor e cronista Luís Osório apresenta o espetáculo “Ficheiros secretos com Luís Osório”.

No dia seguinte, às 10:15, realiza-se uma cerimónia evocativa do 25 de abril, nos Paços do Concelho, antecedendo um espetáculo ao ar livre, na praça José Falcão, às 11:30, que inclui um concerto pela Banda Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense.

A 27 e 28 de abril, realiza-se o Encontro de Coros e a Mostra de Doçaria Conventual e Regional, no Mosteiro de Semide, enquanto o Capítulo da Confraria da Cabra Velha decorre na manhã do dia 27, na Casa das Artes.

Outra das iniciativas é uma Mostra de Vinhos organizada pela Confraria do Vinho de Lamas, no dia 28, às 15:00, na praça José Falcão.

Entre diversas realizações culturais, desportivas e cívicas, o programa inclui ainda a exposição “Construir a paz com os valores de Abril”, organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, até 30 de abril.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE